Celebrando o Dia Internacional do Comércio Justo, a ArteSol, membro do WFTO, apoia e dissemina o movimento social e econômico, que foi criado como uma alternativa ao comércio convencional.

As Pessoas do Comércio Justo” é o tema escolhido para celebrar o Dia Internacional do Comércio Justo de 2014 ,e celebra os produtores e consumidores que fazem parte desta rede de pessoas. Neste ano será celebrado em 10 de maio de 2014.

Como em outros anos, muitos eventos e atividades culturais acontecem ao redor do mundo: países da África, Ásia, Europa, América Latina, América do Norte e Pacífico.  A celebração é liderada por muitos membros do WFTO (Organização Internacional do Comércio Justo) que são pioneiras no trabalho pelo Comércio Justo por mais de cinco décadas.

O Comércio Justo leva em conta, além de critérios econômicos, valores éticos, sociais e ambientais preocupando-se com a construção de um mundo melhor, contribuindo com o bem estar dos produtores, com a garantia da justiça social e com o desenvolvimento sustentável das comunidades locais e do mundo todo.

É importante destacar que os consumidores que optam por adquirir um produto do comércio justo tem consciência de que o processo produtivo e comercial não exploram a mão-de-obra do trabalhador, que o recursos naturais são utilizados de forma racional e ainda que o custo do produto promove o desenvolvimento de seus produtores e suas comunidades.

O Dia Internacional do Comércio Justo é uma iniciativa da WFTO. É um festival internacional que celebra o Comércio Justo como contribuição na luta contra com a pobreza, mudanças climáticas e as crises econômicas que soa os maiores impactos nas populações que vivem em condições vulneráveis no mundo. Um terço da população mundial vive com menos de dois dólares por dia. A crise global confirma a necessidade por uma economia justa e sustentável localmente e globalmente. O comércio deve beneficiar os mais vulneráveis e fornecer meios de subsistência sustentáveis, desenvolvendo oportunidades para pequenos produtores e desfavorecidos. Milhões de produtores e comerciantes, fabricantes, responsáveis pelas diretrizes políticas, organizações de apoio e voluntários têm contribuído para o crescimento substancial do comércio justo. Saiba mais: www.wfto.org

Leia mais: Artesol celebra o Dia Internacional do Comércio Justo com ação especial 

 

Conheça os 10 Princípios do Comércio Justo

Dissemine esta notícia e ajude a fortalecer este movimento!



Divulgado em 30.04.2014

Como Apoiar?

×