Artesãs do Piauí contarão suas histórias de vida e dividirão seus aprendizados com
as técnicas de bordado ponto cruz e trançado em palha de carnaúba.

 

No dia 02 de junho, a ArteSol – Artesanato Solidário –,  em parceria com Ponto Solidário, apresenta na 10ª edição do Papo Artesanal o trabalho das artesãs do Piauí. O evento será realizado a partir das 19 horas, no Centro Ruth Cardoso, em São Paulo.

Na ocasião, as artesãs Francisca Maria Gonçalves da Silva, da Associação das Bordadeiras Lili Escórcio de Buriti dos Lopes, e Ana Lúcia de Carvalho, da Associação de Artesãos em Trançado da Ilha Grande de Santa Isabel, vão compartilhar um pouco de sua cultura, suas histórias e seus trabalhos artesanais em ponto cruz e trançado, respectivamente.

Ambas as associações participaram de capacitações em projetos de resgate e valorização do artesanato de tradição, realizadas pela ArteSol e parceiros.

A cidade de Buriti dos Lopes é conhecida internacionalmente pela qualidade de seu bordado. Lá as artesãs da Associação das Bordadeiras Lili Escórcio produzem bordados em ponto de cruz inspirados na paisagem local, a partir de observações de seu próprio ambiente. Flores, galinhas, buritizais, arrozais são retratados com grande exuberância de cores.

Os artesãos da comunidade de Ilha Grande de Santa Isabel, no município de Parnaíba, executam expressivos trabalhos artesanais com a fibra da palha de carnaúba. A técnica do trançado, que é passada de geração a geração, une pontos e tramas em trançado simples, de ponto aberto, de ponto fechado, combinando cores e desenhos de formas variadas. Transformando simples palha de carnaúba em obras de arte, a criatividade não tem limite, e surgem de objetos utilitários a bens decorativos.

Agende-se

Serviço: 10º Papo Artesanal
Data: 02 de junho (segunda-feira)
Horário: 19 às 21 horas
Local: Centro Ruth Cardoso
Endereço:
Rua Pamplona, 1005 – Jardim Paulista. São Paulo, SP
Vagas limitadas. Confirme sua presença enviando seu nome e telefone para institucional@artesol.org.br ou pelo telefone (11) 3082-8681.

 

Realização

ArteSol: www.artesol.org.br

Parceiro

Ponto Solidário: www.pontosolidario.org.br

Apoio

Centro Ruth Cardoso: www.centroruthcardoso.org.br

Papo Artesanal

Papo Artesanal é um projeto do ArteSol, em parceria com o Ponto Solidário, que promove a integração entre artesãos, diferentes atores do segmento artesanal brasileiro e o público em geral.

Reconhecendo a importância da difusão do conhecimento em relação ao saber artesanal e ao contexto das comunidades artesãs brasileiras, o projeto promove um espaço de intercâmbio, discussões, oficinas do saber e mostras culturais. Suas ações são voltadas para a aproximação dos interessados pelas histórias de vida de mestres artesãos, técnicas artesanais tradicionais e sua produção inseridas no universo da economia criativa.

 ArteSol

Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) com mais de 100 projetos desenvolvidos em localidades com baixo índice de desenvolvimento humano em 17 Estados brasileiros. Sua missão é salvaguardar e disseminar o artesanato de tradição enquanto patrimônio cultural brasileiro, promovendo a autonomia dos artesãos detentores do saber e o desenvolvimento cultural, social e econômico das comunidades.

Ponto Solidário

Fundado em 2002, o Ponto Solidário, arte sociocultural é um local para a divulgação e venda da produção artística e artesanal de diversas ONGs do Brasil, cooperativas, comunidades regionais, povos indígenas, artistas e outras instituições afins. É uma associação sem fins lucrativos. Trabalha com o conceito de comércio justo, economia solidária e sustentabilidade.

Contato: (11) 5522.4440 | pontosolidario@pontosolidario.org.br – www.pontosolidario.org.br

Centro Ruth Cardoso

O Centro Ruth Cardoso tem como missão preservar a memória e a obra acadêmica e social de sua titular, assim como disseminar conhecimento nas áreas ligadas às políticas sociais e às ciências humanas, para tornar-se armazém, produtor e difusor de novas ideias.

www.centroruthcardoso.org.br

 

 

Mais informações para a imprensa:

CDN – Comunicação Corporativa

Renata Silveira (11) 3643-2748 – renata.silveira@cdn.com.br

Vanessa Cunha (11) 3643-2906 – vanessa.cunha@cdn.com.br

Luciana Ferreira (11) 3643-2706 – luciana.ferreira@cdn.com.br

 

Divulgado em 26.05.2014

Como Apoiar?

×