Grupo de artesãos da Barra do Ribeira, na Juréia, exibe nova coleção inspirada na Mata Atlântica, com Papo Artesanal e apresentação de fandango caiçara

  Excepcionalmente nesta segunda-feira, dia 21 de julho, o Museu A CASA estará fechado para visitação.

Do dia 15 de julho ao dia 23, A CASA museu do objeto brasileiro recebe a exposição Criqué Caiçara, com objetos confeccionados por artesãos e artesãs da comunidade da Barra do Ribeira, no litoral sul de São Paulo. Produzidas com madeira caixeta de manejo florestal, as peças têm como inspiração a flora e fauna da região.

A exposição Criqué Caiçara é uma realização da ArteSol como conclusão do Projeto de Fortalecimento da cadeia produtiva artesanal da Reserva da Juréia. Iniciado em agosto de 2013, o projeto possui investimento da consultoria Accenture e tem por objetivo aumentar o poder econômico das famílias por meio da produção e venda do artesanato. Na mostra, serão apresentadas as novas peças da linha ‘Flores e Bichos da Reserva, Folhas e Seixos’, da Associação dos Jovens da Juréia. A coleção é composta por 65 itens inspirados na diversidade da natureza da Estação Ecológica da Juréia. São mobiles de pássaros, tábua de pães e frios, facas, cabideiros, talheres infantis, kits de praia, entre outros. As peças são esculpidas e pintadas uma a uma, utilizando-se matérias primas sustentáveis.

O dia da abertura vai contar com bate-papo, intitulado Papo Artesanal, com 15 membros da Associação Jovens da Juréia que falarão um pouco sobre a tradição local e as ações para a salvaguarda da cultura caiçara.

O grupo fará ainda uma apresentação de fandango, dança tradicional das comunidades caiçaras do litoral de São Paulo e Paraná. Antigamente o fandango acontecia para celebrar a finalização dos mutirões de trabalho, muito comum nessas localidades. Hoje, o tradicional baile ainda se mantém vivo devido ao estímulo dos moradores que não querem perder suas raízes culturais.

“O evento é uma oportunidade única para que o público de São Paulo conheça mais da rica cultura caiçara, além de ter a oportunidade de adquirir peças exclusivas de todas as coleções produzidas pelo grupo” reforça Josiane Masson, coordenadora executiva da ArteSol.

ArteSol

Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) com mais de 100 projetos desenvolvidos em localidades com baixo índice de desenvolvimento humano em 17 Estados brasileiros. Sua missão é salvaguardar e disseminar o artesanato de tradição enquanto patrimônio cultural brasileiro, promovendo a autonomia dos artesãos detentores do saber e o desenvolvimento cultural, social e econômico das comunidades.

www.artesol.org.br

A CASA museu do objeto brasileiro

A CASA museu do objeto brasileiro tem o objetivo de contribuir para o reconhecimento, valorização e desenvolvimento do artesanato e do design brasileiros, incrementando a percepção consciente a respeito do produto brasileiro. Atua como rede que interliga iniciativas e pessoas envolvidas e interessadas na expressão cultural brasileira.

www.acasa.org.br

Serviço

Evento aberto ao público

Exposição Criqué Caiçara

Abertura: 15 de julho | terça-feira, às 19h | apresentação de Fandango Caiçara às 21h

Visitação: de 16 a 23 de julho | de seg a sex, das 10h às 19h | sáb, das 12h às 16h – Fechado na 2ªfeira, dia 21.

Local: A CASA – Anexo | Av. Pedroso de Morais, 1234 | Pinheiros | www.acasa.org.br

 

11ª edição do Papo Artesanal

15 de julho | terça-feira, às 20h

Local: A CASA – Anexo | Av. Pedroso de Morais, 1234 | Pinheiros | www.acasa.org.br

Evento aberto ao público

Mais informações para a imprensa

CDN – Comunicação Corporativa

Renata Silveira – (11) 3643-2748 – renata.silveira@cdn.com.br

Luciana Ferreira – (11) 3643-2706 – luciana.ferreira@cdn.com.br

 

Divulgado em 04.07.2014

Como Apoiar?

×