II ICCN Festival Internacional do Patrimônio Cultural Imaterial, Assembleia Geral e Fórum das Mulheres acontece em outubro, em Isfahan, no Iran.

ICCN convida a todos a participar do II Festival Internacional de Patrimônio Cultural Imaterial em Isfahan.

O II ICCN Festival Internacional do Patrimônio Cultural Imaterial foi criado com o objetivo de preservar e promover a importância do papel do Patrimônio Cultural Imaterial no desenvolvimento de locais sustentáveis. O ICCN Festival aconteceu pela primeira vez na Coréia do Sul e provou que auxilia comunidades locais, a mostrar sua cultura imaterial ao público e enriquecer os mesmos culturalmente e economicamente.
O ICCN (Inter-City Intangible Cultural Cooperation Network) é a única organização internacional de governos locais e organizações culturais que objetiva salvaguardar o Patrimônio Cultural Imaterial do Mundo e que vem trabalhando para desenvolver políticas públicas para a salvaguarda do PCI local e sua inseparável relação com o desenvolvimento sustentável das localidades. A organização acredita que o festival irá criar o espírito da Convenção da UNESCO de 2003 de uma maneira que, futuramente, una as pessoas com uma forte identidade cultural.
Isfahan é a terceira maior cidade do Iran e a Praça de Nagsh-e Jahan – um espaço enorme construído no século XVII -, é listada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1979. Além disso, Isfahan é conhecida pela excelência dos seus tapetes, artesanato, centro acadêmico, industrial e mais importante o centro cultural do Iran.

Foto: Divulgação | ICCN 2014

Durante o festival, organizações acreditadas pela UNESCO e diversas localidades que trabalham pelo Patrimônio Cultural Imaterial no Iran e em outros países irão demonstrar a harmonia entre o Patrimônio Cultural Material e Imaterial.
A ideia do ICCN Festival foi iniciado no Cairo, em 2008 e o primeiro festival aconteceu em Gangneung, na Coréia do Sul, em outubro de 2012, e a ArteSol esteve presente na Assembleia Geral como membro-associado e também levando a dança do Bumba Meu Boi.
Este ano, a ArteSol convidada do ICCN, estará presente na Assembleia Geral e festival, levando a cultura e o artesanato brasileiro.
O ICCN informou que abrirá espaço não só para membros da organização, mas também para outras cidades, organizações e indivíduos que tenham o interesse neste evento e especialmente com a salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial.
A organização pede que as inscrições sejam feitas até dia 31 de julho, a partir desta data valores de acomodação poderão sofrer alteração. O evento cobre os custos de alimentação e acomodação, mas passagens áreas é responsabilidade da organização, cidade ou indivíduo que queira participar, como também o visto para entrada no país.
O Festival este ano terá sete temas: Artes visuais, esportes e jogos de localidade tradicionais, músicas folclóricas, artesanato tradicional, performances de artes indígenas e ritualísticas, arte decorativa e arquitetura, costumes e tradições.

O Festival tem por objetivos:

  • Promover e mostrar ao mundo o que as cidades membro do ICCN possuem de PCI e interagir com culturas comuns específicas.
  • Fornecer um espaço onde todas as culturas imateriais possam se reunir.
  • Aumentar o turismo local através do festival
  • Compartilhar políticas e eficácias do festival entre os membros do ICCN.

 

ICCN – Inter-City Intangible Cultural Cooperation Network  – www.iccn.or.kr

O ICCN é a única organização internacional de governos locais e organizações culturais que objetiva salvaguardar o Patrimônio Cultural Imaterial do Mundo.
O ICCN possui 40 membros governamentais locais como membros e 25 instituições culturais, ONGs e algumas organizações especializadas na salvaguarda do PCI como membros-associados de 39 países.

Serviço

Local: Isfahan – Iran
Data: 08 à 12 de outubro de 2014.

www.iccn2014.com

Organizadores

Cidade de Isfahan, República Islâmica do Iran e ICCN

Participantes:

Grupos culturais membros do ICCN
Grupos culturais acreditados pela UNESCO – Cultura Imaterial
Cidades-irmãs de Isfahan
Comunidades do Iran
Grupos culturais locais

Por Ananda Moraes | Comunicação e Difusão

Divulgado em 21.07.2014

2 Comentários para "2014 ICCN Festival Internacional do Patrimônio Cultural Imaterial"

  1. Pingback: 2014 ICCN Festival Internacional do Patrimônio Cultural Imaterial | Arte Stamp

  2. Pingback: 2014 ICCN Festival Internacional do Patrimônio Cultural Imaterial | Arte Stamp

Comentários não são permitidos.

Como Apoiar?

×