O Colegiado Setorial do Artesanato, formado por artesãos e entidades e representantes de órgãos do governo está elaborando o Plano Setorial do Artesanato (PSA), que pretende regulamentar e criar políticas públicas de alcance nacional para incentivar e fortalecer o setor durante os próximos dez anos. O Colegiado possui representantes das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste (não há representantes da região Norte).

Eixos do Plano Setorial de Artesanato

O Plano Setorial do Artesanato é composto de seis eixos:

  • Criação e Produção;
  • Formação e Capacitação;
  • Divulgação;
  • Distribuição e Comercialização;
  • Fortalecimento do Artesanato e Economia;
  • Sustentabilidade ambiental e Inovação.

Em cada eixo possui estratégias e ações que visam incentivar e desenvolver o mercado de artesanato como um todo. O PSA está com consulta pública aberta até o dia 9 de outubro para que todos contribuam com suas sugestões. Depois da consulta, as informações recebidas serão analisadas e sistematizadas pelo Colegiado, que decidirá quais itens serão incorporados ao Plano. A próxima etapa será a realização de reuniões e debates abertos sobre os itens do PSA.

A Artesol colaborou com o subsídio de informações sobre o artesanato tradicional brasileiro e também enviará ao Plano um relatório oficial. Para isso, a Artesol está conversando com os artesãos e as associações que participam de sua Rede para ouvir suas principais necessidades e reivindicações. Se você faz parte da Rede Artesol, nos procure para dar suas sugestões. Se você trabalha com artesanato de tradição e deseja entrar para a Rede, fale conosco. A participação de todos é fundamental para que o Plano efetivamente represente o setor e contemple todas as necessidades dos artesãos.

Quem quiser colaborar individualmente pode acessar o site de consultas públicas do Ministério da Cultura, o Cultura Digital, se cadastrar e colocar suas observações. Atualmente, os comentários estão sendo moderados em respeito à Lei Eleitoral.

Assuntos Relacionados:

Rede Artesol

Artesol contribui para Plano Setorial do Artesanato

Como Apoiar?

×