O Prêmio Brasil Criativo tem o objetivo de dar visibilidade e reconhecer o uso da criatividade para auxiliar o desenvolvimento econômico. Além do valor em dinheiro e da visibilidade, o Prêmio também pretende criar um cenário para fomentar e valorizar os setores criativos do Brasil para que cresçam e contribuam para o desenvolvimento do País. Serão contempladas 22 categorias que usam a criatividade como solução para o desenvolvimento da Economia Criativa no Brasil. Moda, gastronomia, games, música, teatro, dança, circo, design, arquitetura, patrimônio, arquivos, museus, artesanato, e muitas outras atividades fazem parte de 5 campos principais que serão curados por um time de 30 especialistas.

A Artesol incentiva a ação como embaixadora do prêmio e indicou vários artesãos de sua Rede que se destacam por seus trabalhos que prestigiam a tradição cultural e, ao mesmo tempo, são inovadores. Os principais critérios de avaliação serão: Criatividade (capacidade de criar por meio do uso de referências e influências), Empreendedorismo (capacidade de gerar desenvolvimento e viabilidade econômica), Inclusão Social (capacidade de impactar a vida das pessoas), Sustentabilidade (preocupação com impactos ambientais), Inovação (capacidade de criar novas alternativas para processos comuns) e Diversidade Cultural (capacidade de consolidar e integrar culturas brasileiras).

Os vencedores serão anunciados em cerimônia realizada no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, e receberão um prêmio em dinheiro, 40 horas de capacitação em sua área com objetivo de aprimorar e fortalecer o seu empreendimento e o reconhecimento do Ministério da Cultura pela consistência do projeto.

Se a sua associação, cooperativa ou projeto teve origem criativa e provocou uma mudança na realidade dos envolvidos, inscreva-se aqui!

Como Apoiar?

×