A cidade de Isfahan, no Irã, foi anfitriã do 2º Festival de Culturas Imateriais do Mundo, promovido pela Inter-City Intangible Cultural Cooperation Network (ICCN) no período de 8 a 12 de outubro de 2014.

A ICCN é a única organização internacional de governos locais e organizações culturais credenciada pela UNESCO que visa salvaguardar os patrimônios culturais intangíveis do mundo e promove eventos em diferentes países desde 2004. A sede da organização está localizada na Coreia do Sul, onde foi realizado o Festival Cultural de 2012.

Os objetivos dessa conferência incluem reafirmar a importância dos governos locais em salvaguardar o patrimônio cultural e a implementação da convenção da UNESCO de 2013 sobre o tema. Além disso, busca-se fomentar incitativas que incentivem o desenvolvimento ou a defesa do patrimônio imaterial com a participação da comunidade e de ONGs.

Os assuntos tratados foram:

– Patrimônio Cultural Imaterial, Sustentabilidade, Qualidade de Vida e Identidade Humana.

– Patrimônio Cultural Imaterial no Turismo e Diplomacia Urbana.

– Turismo e Desenvolvimento Comunitário.

O evento foi composto pela segunda edição do Festival, pela primeira edição do Fórum de Mulheres e pela quinta edição da Assembleia Geral, na qual os membros das organizações tomam decisões políticas.

O tema do Fórum de Mulheres foi “O papel vital das mulheres com relação à restauração, à preservação, à promoção e ao intercâmbio do patrimônio cultural intangível”.

Participaram do evento aproximadamente 100 pessoas, incluindo prefeitos, gestores de administrações locais, membros de ONGs e especialistas de todas as regiões do mundo.  A Artesol é a única ONG membro da ICCN e mais uma vez representou o Brasil no evento.

As artesãs Maria Rosecleyde e Maria Nadir, da Central Veredas, que trabalham com técnicas tradicionais de bordado e tecelagem, participaram do festival convidadas pela Artesol e patrocinadas pelo Sebrae Minas. Durante o festival as artesãs venderam seus produtos para o público iraniano e para turistas de diversas nacionalidades que ficaram encantados com os itens.

Confira aqui a galeria de fotos!

 

2 Comentários para "Assembleia Geral e Fórum de Mulheres ICCN 2014"

  1. Pingback: Assembleia Geral e Fórum de Mulheres ICC...

  2. Pingback: Assembleia Geral e Fórum de Mulheres ICC...

Comentários não são permitidos.

Como Apoiar?

×