A 9ª Sessão do Comitê Intergovernamental da UNESCO para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, presidida por José Manuel Rodríguez Cuadros (Peru), abriu hoje, 24 de novembro de 2014 na sede da UNESCO, com a presença de 950 participantes.

A Comissão de 24 membros é responsável pela implementação da Convenção de 2003 para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, a qual têm a adesão de 161 Estados Partes.

Durante a 9º Sessão do Comitê, ONGs credenciadas pela UNESCO se reunirão para o Fórum das ONGs.

Professor Dr. Antonio Augusto Arantes, membro do Conselho Diretor da Artesol está na reunião para representar a Organização. É o único brasileiro presente para discutir o fundamental papel das ONGs na implementação da Convenção. Ele leva a experiência da Artesol no trabalho de apoio à salvaguarda das técnicas artesanais de tradição brasileira como um patrimônio cultural imaterial e intercambiar experiências com representantes de outras ONGs que também apoiam a preservação de tradições culturais, incluindo as tradições orais, artes performáticas, práticas sociais, rituais, eventos festivos, entre outros.

Nesta sessão, o Brasil também tem expectativa da nomeação da Roda de Capoeira na lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, que atualmente tem 281 elementos e destina-se a reforçar a visibilidade das tradições das comunidades e do conhecimento sem reconhecer padrões de excelência ou de exclusividade.

Vamos torcer!

Twitter: @unesco

9ª Sessão do Comitê Intergovernamental da UNESCO para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (vídeo em inglês)

 

 

Como Apoiar?

×