EXPOSIÇÃO DESIGN, ARTESANATO E A CIDADE ABORDA ECONOMIA SOLIDÁRIA, DESIGNERS, ARTESANATO E INTERVENÇÕES URBANAS

Conjunto Nacional recebe exposição que desvenda o lugar da Economia, maior evento de design da América Latina, e acontece no Conjunto Nacional, de 10 a 16/08. A abertura oficial acontece dia 12/08 a partir das 18h.

A exposição, composta por quatro eixos – Economia Solidária, Designers Artesãos, Artesanato Tradicional e Intervenções Urbanas -, integra a programação do Design Week, do Paulista Distrito Design e do Viva Design – Conjunto Nacional. A realização é da Associação Objeto Brasil, Coletivo Brasil Design, com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo e da Unisol SP.

Peças de moda ecosolidária, realizadas em parceria com a Associação Brasileira de Estilistas (ABEST), com o Instituto Ecotece e empreendimentos de costura e artesanato completam a mostra. O projeto expositivo é de Adriana Yazbek e os expositores são confeccionados também por empreendimentos de economia solidária, em marcenaria.

A exposição mostra como é possível desenvolver peças de roupas e acessórios por meio da articulação entre estilistas e marcas renomadas com grupos produtivos de economia solidária especializados em costura e artesanato. São peças cheias de histórias que foram desenvolvidas exclusivamente para a exposição e serão produzidas em larga escala para comercialização e geração de renda dos grupos.

Os estilistas são Fernanda YamamotoHeloisa FariaKör AtelierFlavia Aranha e VERT. E os grupos produtivos Botuáfrica/ Projeto EvoluirProjeto ReteceProjeto Tear (costura e marcenaria), Bordadeiras do Jardim Conceição, Tecoste Confecções, Pano pra Manga e Oficina dos Anjos (CAPS Itaquera). Estão na exposição peças de artesanato tradicional dos integrantes da Rede ArteSol.

Todas as peças expostas na “Design, Artesanato e a Cidade” foram confeccionadas com matéria-prima ecológica: tecidos reaproveitados de coleções passados dos próprios estilistas, refugos de produção, tecidos ecológicos Santaconstancia e Ecosimple, além de stencil manual e crochê.

Um seminário focado em design e Economia Solidária ocupa a Sala Oscar Niemeyer, no Cine Caixa Belas Artes, no dia 12/08, das 13h às 17h. Será uma tarde de encontro com convidados cujos trabalhos estão diretamente ligados a questões como: Qual a identidade do artesanato na cidade de São Paulo? Como design e artesanato podem transformar a cidade? Tradição e ruptura.  Participam do debate Ernesto Romano, do Coletivo de Fato; Barão de Sarno, do Coletivo A Batata Precisa de Você. São 140 vagas. É preciso fazer inscrição pelo emailcontato.ecosolsp@gmail.com.

A mobilização é parte do Projeto Ecosol SP Como Estratégia de Desenvolvimento, realizado pela Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento e Empreendedorismo (SDTE) e pela Unisol SP – Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários. O projeto tem como objetivo ser instrumento de construção de uma Política Pública Municipal de Economia Solidária e Empreendedorismo na cidade, combinando um marco legal adequado com um conjunto de ações de articulação dos empreendimentos e empreendedores populares, bem como consolidar o comércio justo e solidário na cidade por meio da articulação de inciativas e da consolidação de uma estratégia em rede. Participaram da primeira fase do processo (mobilização e levantamento), de janeiro a julho, 570 pessoas, que muitas vezes representam mais de um empreendimento. Foram alcançados 312 empreendimentos, 108 entidades parceiras, de apoio e comercialização, e 3.734 pessoas.

Todas as atividades são gratuitas.

 

Economia Solidária toma a Avenida Paulista

De 08 a 16 de agosto, a Avenida Paulista será tomada por uma onda de cultura, design e Economia Solidária. Um verdadeiro mosaico de atividades se distribuirá por diversos espaços, reunindo conceitos, perspectivas e produtos da Economia Solidária, ou inspirados por ela.

Os paulistanos poderão entender melhor como esta nova economia se articula no território e que tipo de serviços e produtos são ofertados, incluindo arte, artesanato, costura, dentre outros.

A exposição Design, Artesanato e a Cidade é parte desta mobilização, que inclui outras atividades durante o mês de agosto.

A Economia Solidária está também presente em dois outros eventos de design: o Design Weekend, maior festival de design da América Latina, realizado de 12 a 16/08; e a Craft Design, feira de negócios, tendências, decoração e design que acontece de 13 a 16/08.

Produtos originários desta economia poderão ser consumidos na Feira de Economia Solidária (promovida pela Rede Estadual de Saúde Mental e Economia Solidária) no Parque Mário Covas, no dia 08/08, e durante a movimentação cultural que ocupará o Vão do MASP de 10 a 14/08. Mobilidade urbana, moda, roda de samba, oficinas, saraus, exposição de telas de artistas urbanos e outras atividades envolvendo empreendimentos e coletivos da Economia das Culturas/Criativa acontecerão sob o vão do museu.

Informações: https://www.facebook.com/unisolsp

Com informações Unisol

 

Como Apoiar?

×