banner wfto 2015Acompanhe durante os dias 11 a 17 de outubro a semana Anti-Pobreza, mobilização realizada pela WFTO, que visa disseminar os princípios do Comércio Justo.

O Comércio Justo está crescendo e é a prova de que estamos ganhando a nossa luta contra a pobreza extrema. A contagem de adesão à Organização Mundial de Comércio Justo (World Fair Trade Organization – WFTO) dobrou de 155 organizações de comércio equitativo em 2005 para 355 em 2014. No mesmo período, o volume de negócios desses membros quadruplicou, passando de 136 milhões de euros para 448 milhões de euros.

Para garantir o caminho para sair da pobreza, os produtores que recebem a certificação de Comércio Justo da WFTO precisam oferecer preços justos para seus produtos, estabilidade a longo prazo, capacitação e treinamentos, não praticar discriminação, não explorar trabalho análogo à escravidão em sua cadeia produtiva e oferecer condições dignas de trabalho.

“É inaceitável que ainda mais de 1 bilhão de pessoas vivam em extrema pobreza e passem por privações de necessidades básicas. É por isso que a WFTO luta contra a pobreza em conjunto com os pequenos produtores através de soluções sustentáveis. Os 10 Princípios do Comércio Justo são a nossa arma. É importante que a erradicação da pobreza seja feita em conjunto com as pessoas afetadas. Com o apoio de consumidores e empresas que seguem o Comércio Justo poderemos avançar na contribuição para a erradicação da pobreza.” Rudi Dalvai, Presidente da WFTO.

A WFTO acredita que a pobreza pode ser efetivamente erradicada com a capacitação dos pequenos produtores, dando-lhes meios de vida justos e sustentáveis.

A ArteSol atua como articuladora no apoio à comercialização dos produtos dos grupos de artesãos, pois esta é uma condição fundamental para a redução da pobreza e para a conquista de um maior desenvolvimento sustentável. Ao tornar-se membro da Organização Mundial de Comércio Justo (World Fair Trade Organization) em 2006, além fortalecer sua prática fundamentada nos  princípios do comércio justo, intensificou  a sua atuação  na difusão desses princípios entre os artesãos, parceiros, clientes e consumidores.

Nos projetos implementados pela ArteSol são desenvolvidas ações de capacitação em diversas áreas que transformam o saber-fazer tradicional em oportunidade de geração de trabalho e renda respeitando boas condições de trabalho, igualdade de gênero, proibição do trabalho infantil e respeito ao meio ambiente.

A ArteSol tem como missão apoiar a salvaguarda das técnicas artesanais tradicionais, preservando a identidade das comunidades e a cultura brasileira. A venda com base no Comércio Justo garante aos pequenos produtores a oportunidade de romper com o ciclo da pobreza, sendo valorizados pelo esforço do seu trabalho e talento artístico.

Diante da tendência do mercado por produtos de artesanato que valorizem e expressem a diversidade cultural de forma social e ambientalmente responsável, o trabalho da  ArteSol é muito importante na promoção e difusão dos princípios do Comércio Justo no processo de comercialização.

A WFTO exige que seus membros cumpram os 10 Princípios do Comércio Justo através do Sistema de Garantia de WFTO, que verifica regularmente as práticas das organizações.

Os produtos com a etiqueta WFTO são garantidos como oriundos do Comércio Justo. A compra de produtos com o Selo WFTO apoia os pequenos produtores e suas comunidades.

Seja um agente de mudança: baixe a cartilha e priorize produtos que sigam as regras do Comércio Justo:

ScreenHunter_03-Oct.-06-15.02

Sobre a ArteSol
A ArteSol – Artesanato Solidário é uma ONG concebida em 1998 pela antropóloga Ruth Cardoso cujo objetivo é salvaguardar o artesanato de tradição cultural brasileiro e gerar oportunidades de trabalho e renda para comunidades artesãs de todo o Brasil.
Mais informações para a imprensa:
CDN – Comunicação Corporativa
Vanessa Cunha (11) 3643-2748 – vanessa.cunha@cdn.com.br
Luciana Ferreira (11) 3643-2706 – luciana.ferreira@cdn.com.br
Sobre a WFTO:
A Organização Mundial do Comércio Justo (WFTO) é uma rede global de organizações em mais de 75 países em toda a África e Oriente Médio, Ásia, Europa, América Latina, América do Norte e Pacífico, que representam toda a cadeia de abastecimento de Comércio Justo. A composição da WFTO fornece às organizações de comércio equitativo credibilidade e identidade por meio de um sistema de garantia internacional; um lugar de aprendizagem, onde os membros se conectam com pessoas afins de todo o mundo; ferramentas e treinamento para aumentar o acesso ao mercado e uma voz comum que fala sobre o Comércio Justo. WFTO é o lar de comerciantes justos: produtores, comerciantes, exportadores, importadores, atacadistas e varejistas que demonstram 100% de compromisso de Comércio Justo e aplicam os 10 princípios do Fair Trade da WFTO em suas operações diárias. As obras e realizações de seus membros fazer WFTO uma autoridade mundial sobre o Comércio Justo e um guardião da Feira valores e princípios do Comércio.
Os próximos anos testemunharão toda uma variedade de produtos que levam o rótulo de produto WFTO, nos mais diversos mercados: artesanato, moda, produtos alimentares e outros.
Por trás da etiqueta do produto existe um revolucionário sistema de Comércio Justo – o Sistema de Garantia WFTO. Consistente com a meta de Comércio Justo, que é o de permitir aos produtores para melhorar seus meios de subsistência e comunidades por meio de negociação dentro de conjunto acordado de princípios, rota do WFTO a equidade no comércio é assegurar que as organizações seguem 10 Princípios da WFTO do Comércio Justo.
O Sistema de Garantia WFTO é baseado nas melhores práticas testadas pelo tempo de Grupo de Produtores Sistema de Controle Interno (SCI), Sistemas Participativos de Garantia (PGS) e experiência sistema de afiliação WFTO. Para saber mais sobre o Sistema de Garantia WFTO, visite nosso website www.WFTO.com.
Para imagens de alta resolução, entrevistas e outras consultas, entre em contato WFTO
Michael Sarcauga, Coordenador de Comunicação
E: Michael@wfto.com T: 31345535914.

 

Como Apoiar?

×