A Organização Mundial de Comércio Justo (WFTO) certifica organizações que atendam à crescente demanda por produtos éticos e sustentáveis. Será necessário cumprir requisitos pré-estabelecidos para obter o reconhecimento de organização de Comércio Justo Garantido.

Com lançamento em 13 de fevereiro de 2016 em Frankfurt, Alemanha, o Selo WFTO é a primeira certificação internacional que garante o Comércio Justo em qualquer parte da cadeia de fornecimento, dos produtores aos vendedores finais. O selo permite que os consumidores identifiquem produtos do mercado internacional que atendam a rigorosos critérios econômicos, sociais e ambientais. As organizações de comércio equitativo devem estar totalmente comprometidas com a produção e o comércio sustentável.
selo-comercio-justo-wfto-600x160

O selo é baseado em um sistema minucioso que investiga toda a cadeia produtiva para garantir que os produtos artesanais são produzidos e comercializados de acordo com padrões éticos e de comércio justo. A criação do selo visa atender à crescente demanda dos consumidores que questionam a origem dos produtos e visam romper o ciclo de pobreza oriundo do trabalho análogo à escravidão, da baixa remuneração e desigualdade de gêneros.

A ArteSol faz parte da diretoria da WFTO na América Latina e atua como articuladora no apoio à comercialização dos produtos dos grupos de artesãos, pois esta é uma condição fundamental para a redução da pobreza e para a conquista de um maior desenvolvimento sustentável. Ao tornar-se membro da Organização Mundial de Comércio Justo (World Fair Trade Organization) em 2006, além se fortalecer sua prática fundamentada nos princípios do comércio justo, intensificou a sua atuação  na difusão desses preceitos entre os artesãos, parceiros, clientes e consumidores.

Para obter o selo “Comércio Justo Garantido”, as organizações devem aderir aos princípios do comércio justo:

Criar oportunidades para produtores economicamente em desvantagem;

Transparência e prestação de contas;

Pagamento de um preço justo;

Não utilizar trabalho infantil ou trabalho forçado;

Manter boas condições de trabalho e oferecer capacitação profissional;

Manter relações comerciais de longo prazo;

Promover a igualdade de gênero e o empoderamento econômico feminino;

Incentivar a liberdade de associação;

Baixe a Cartilha Comércio Justo – 2010 (331 downloads)

O selo pode ser colocado nas embalagens ou etiquetas de produtos artesanais e alimentos como uma garantia de que os produtos são produzidos ou comercializados seguindo tais princípios globalmente conhecidos.

“Não há regulamentações públicas internacionais para a certificação de produtos de Comércio Justo. Entidades privadas podem deliberadamente criar os seus próprios critérios e certificar produtos individuais, sem considerar as práticas da empresa que vende esses produtos”, explica Rudi Dalvai, Presidente da WFTO. “Por isso que é de extrema importância ter uma etiqueta que permite ao consumidor identificar claramente as organizações 100% comprometidas com o comércio justo.”

Baseado em mais de 50 anos de experiência em Comércio Justo, o novo selo WFTO representa um passo importante para o reconhecimento de que um modelo econômico alternativo, mais humano e sustentável em diferentes níveis, é realmente possível. Ao comprar produtos com o novo selo WFTO, comerciantes e consumidores podem contribuir concretamente para criar um mundo mais justo, ajudar a combater a pobreza, a injustiça social e as discriminações, apoiar os pequenos produtores economicamente desfavorecidos e promover os direitos das pessoas e o respeito pelo meio ambiente.

“A ArteSol tem como missão apoiar a salvaguarda das técnicas artesanais tradicionais, preservando a identidade das comunidades e a cultura brasileira. A venda com base no Comércio Justo garante aos pequenos produtores a oportunidade de romper com o ciclo da pobreza e a valorização pelo esforço do seu trabalho e talento artístico”, afirma Sonia Quintella, presidente da ArteSol.

Hoje, mais de 50 organizações de comércio justo em diversos países já estão garantidas e podem usar a etiqueta WFTO. Mais de 230 em mais de 70 países diferentes estão em andamento.

Encontre aqui produtores que possuem a certificação de Comércio Justo Garantido (em inglês).

 

A ArteSol não emite este tipo de certificação. A certificação de Comércio Justo Garantido é emitida pela WFTO. Para mais informações sobre como obter o selo clique aqui ou envie um e-mail para a sede do WFTO: info@wfto.com.

Para mais informações (em inglês):

10 Princípios do Comércio Justo

Sistema de Garantia WFTO

60 Anos de Comércio Justo

Como Apoiar?

×