Quer ser um agente de mudança? Você pode! Junte-se a nós e participe da corrente humana do movimento pelo Comércio Justo

A World Fair Trade Organization (WFTO) e seus membros celebram conjuntamente o Dia Mundial do Comércio Justo celebrado no dia 14 de maio. Você é nosso convidado à fazer parte desse celebração e a ser um agente de mudança para fortalecer essa corrente humana de transformação social e econômica.

Os Agentes de Mudança são todas pessoas engajadas com o consumo consciente e com os princípios de sustentabilidade social, cultural e ambiental. O dia 14 maio de 2016 é o dia desses atores se unirem ao redor do mundo formando cadeias humanas para mostrar quem são as pessoas que estão fazendo essa mudança acontecer.

Nós encorajamos todos os apoiadores, compradores e consumidores do Comércio Justo a formarem uma cadeia humana. Este é o nosso dia para destacar o Comércio Justo como uma contribuição tangível na erradicação da pobreza e das injustiças comerciais e como uma ferramenta para a capacitação econômica dos pequenos produtores que ainda são marginalizados.

O conceito e os princípios de Comércio Justo criam um ambiente propício em especial para aqueles que têm menos poder no jogo do comércio. Com mais produtores, trabalhadores e suas famílias sendo habilitados pelo Comércio Justo, uma mudança positiva torna-se mais viável. No Dia do Comércio Justo, nós saímos e celebramos o Comércio Justo por meio de uma corrente humana a fim de mostrar as pessoas que estão trabalhando por mudança, nossos Agentes de Mudança. Você, como nosso apoiador, comprador e consumidor é, também, um Agente de Mudança. Portanto, junte-se a nós e seja um dos nossos!

Rudi Dalvai, Presidente da Organização Mundial de Comércio Justo (World Fair Trade Organization – WFTO).

WFTDay-Agent-Poster-Template-PORTO-DE-SAUIPE

 

 

Os membros da WFTO lideram esta celebração. Mais de 350 organizações em mais de 70 países em todo o mundo estão comemorando o Comércio Justo com suas cadeias humanas e a ArteSol é uma delas. Atuamos como organização de fomento ao Comércio Justo e como articuladora no apoio à comercialização dos produtos dos grupos de artesãos, pois esta é uma condição fundamental para a redução da pobreza e para a conquista de um maior desenvolvimento sustentável. Ao tornar-se membro da Organização Mundial de Comércio Justo (World Fair Trade Organization), em 2006, a ArteSol fortaleceu sua prática fundamentada nos 10 Princípios do Comércio Justo, intensificou a sua atuação na difusão desses princípios entre os artesãos, parceiros, clientes e consumidores.

 

Baixe a cartilha com os 10 Princípios do Comércio Justo

A ArteSol tem como missão apoiar a salvaguarda das técnicas artesanais tradicionais, preservando a identidade das comunidades e a cultura brasileira. Nesse sentido, a venda com base no Comércio Justo é a garantia de que esses pequenos produtores tenham a oportunidade de romper com o ciclo da pobreza, sendo valorizados pelo esforço do seu trabalho e talento artístico.

Diante da tendência do mercado por produtos de artesanato que valorizem e expressem a diversidade cultural de forma social e ambientalmente responsável, o trabalho da ArteSol vem sendo muito importante na promoção e difusão dos princípios do comércio justo no processo de comercialização no Brasil.

O Dia do Comércio Justo é para todos àqueles que desejam e acreditam num mundo com maior justiça social. Nós queremos que você faça sua própria “corrente humana” e use o app da WFTO para divulgar a foto de sua “corrente humana” na sua rede social.

Veja como você pode se envolver:

  1. Acompanhe nossa página no Facebook e ajude-nos a divulgar a campanha.
  2. Organize um evento do Dia Mundial do Comércio Justo.
  3. No seu evento, inclua uma corrente humana e tire fotos.
  4. Baixe o App World Fair Trade Day do Google Play e divulgue as fotos de sua corrente humana no seu smartphone para sua mídia social com hashtags #FairTradeDay #AgentForChange

Três simples passos e você nos ajuda a divulgar o conceito de Comércio Justo e de mudança positiva.

 

 

(Group)-WFTDay-Agent-Poster-Template-TECELAGEM-UNAI-MG-

 

Sobre a ArteSol

A ArteSol – Artesanato Solidário é uma ONG concebida em 1998 pela antropóloga Ruth Cardoso cujo objetivo é salvaguardar o artesanato de tradição cultural brasileiro e gerar oportunidades de trabalho e renda para comunidades artesãs de todo o Brasil. A ArteSol é membro da diretoria da WFTO da América Latina.

Mais informações para a imprensa:

CDN – Comunicação Corporativa

 

Sobre a WFTO:
O Dia Mundial do Comércio Justo é uma iniciativa da Organização Mundial de Comércio Justo (World Fair Trade Organization – WFTO) que acontece no segundo sábado de maio a cada ano. Trata-se de um festival inclusivo mundial de eventos que comemora o Comércio Justo como uma contribuição tangível à guerra contra a pobreza e a exploração, contra a mudança climática e à crise econômica que tem o maior impacto sobre as populações mais vulneráveis do mundo. A crise global confirma a necessidade de uma economia justa e sustentável tanto local quanto globalmente. O comércio deve beneficiar os mais vulneráveis e fornecer meios de vida sustentáveis pelo desenvolvimento de oportunidades para produtores pequenos e desfavorecidos. Milhões de produtores e comerciantes, empresas e criadores de políticas, organizações de apoio e voluntários contribuíram mundialmente para o crescimento substancial do Comércio Justo.

Como Apoiar?

×