Rede ArteSol realiza intercâmbio internacional e traz artista belga para experiência no Vale do Jequitinhonha

Trabalho desenvolvido pelo designer Sep Verboom e pelas ceramistas poderá ser conferido durante o MADE

 

A ArteSol e o MADE – Mercado, Arte, Design realizaram uma parceria para promover o Intercâmbio de Saberes – Residência Internacional ArteSol+MADE. Nesta edição, o país participante é a Bélgica. O artista belga Sep Verboom, da Livable Products, foi convidado pela Beleza Design&Art para uma residência de 18 dias na região de Coqueiro Campo, no Vale do Jequitinhonha (MG), famosa  pelas cerâmicas. ArteSol e MADE, então, estabeleceram uma parceria com a curadora Ellien Haentjens, do Beleza Design&Art para que o intercâmbio se concretizasse.

 

O designer desenvolve soluções sustentáveis e inovadoras e foi para a região para conhecer o trabalho internacionalmente reconhecido das ceramistas e trabalhar em parceria com as artesãs, desenvolvendo novas peças. A cerâmica produzida em Coqueiro Campo é bem variada: são produzidos utensílios como jarros, moringas e potes, bem como artigos decorativos, como vasos e as bonecas. As peças são decoradas com diferentes motivos inspirados na flora regional em uma gama de cores que varia entre o branco e o marrom avermelhado. A ArteSol é responsável pela supervisão do trabalho para garantir que a cultura local seja mantida, bem como a remuneração baseada nos princípios do Comércio Justo.

 

Será possível conferir o resultado dessa parceria durante a 4ª edição do MADE, que será realizada entre os dias 9 e 14 de agosto, em São Paulo, durante a Design Weekend.

 

Para conhecer o trabalho do designer clique aqui. E conheça também o trabalho realizado em Coqueiro Campo.

 

 

Caro_barro_flyer_Final

Serviço

Exposição da ArteSol no MADE – Mercado de Arte e Design (www.mercadodeartedesign.com)

9 a 14 de agosto

Visitação: terça a sexta das 13h às 21h; sábado das 12h às 21h; domingo das 12h às 20h

De terça a quinta a entrada é gratuita e de sexta a domingo o valor é de R$ 20 inteira e R$ 10 (meia)

Local: Jockey Club de São Paulo – Av. Lineu de Paula Machado, 1173 – São Paulo

 

Sobre a ArteSol

A ArteSol – Artesanato Solidário é uma ONG concebida em 1998 pela antropóloga Ruth Cardoso cujo objetivo é salvaguardar o artesanato de tradição cultural brasileiro e gerar oportunidades de trabalho e renda para comunidades artesãs de todo o Brasil.

 

Mais informações sobre a ArteSol para a imprensa:

CDN Comunicação

Gisella Akamine (11) 3643-2756 – gisella.akamine@cdn.com.br

Vanessa Cunha (11) 3643-2748 – vanessa.cunha@cdn.com.br

Como Apoiar?

×