Plataforma digital realiza mapeamento de comunidades, artesãos, grupos, técnicas artesanais brasileiras e pontos de venda

 

A Rede ArteSol é uma iniciativa que organiza um sistema de informação sobre comunidades tradicionais, técnicas artesanais existentes no Brasil, mestres da cultura popular, artesãos, grupos produtivos, pontos de venda e organizações de apoio. O objetivo da Rede é promover articulações entre os atores da cadeia produtiva do artesanato cultural brasileiro, integrando ações, aprofundando reflexões e fortalecendo o setor como um real vetor de desenvolvimento socioeconômico.  Atualmente, a Rede ArteSol apresenta o trabalho de 108 grupos de artesãos e artesãos individuais nas categorias:

Renda

Bordado

Tecelagem

Trançado

Cerâmica

Entalhe em madeira

Brinquedos

Instrumentos musicais e

Técnicas diversas.

Também estão mapeados 15 lojistas, totalizando 123 integrantes.

“Hoje, a plataforma é uma vitrine qualificada para os artesãos e grupos produtivos e já está sendo reconhecida como uma referência para pesquisas de comerciantes, estudiosos, interessados no tema e público geral. É um trabalho minucioso e contínuo, que exige uma cuidadosa interlocução com os atores. Nesse sentido, pretendemos reunir o maior número possível de membros na Rede”, explica Sonia Quintella de Carvalho, presidente da ArteSol.

Ainda de acordo com Sonia, a Rede ArteSol é viva e se desenvolve a todo momento a partir das interações entre seus membros. É uma rede, por vezes, invisível, mas ativa, que tece um novo paradigma de valorização do artesanato cultural do Brasil. “A plataforma é uma importante ferramenta de mobilização da sociedade sobre a importância cultural, social e econômica dessa atividade”, afirma. Outra importante materialização do projeto da Rede é o espaço de negócios Artiz.screenhunter_02-nov-23-14-21

Para levar adiante esse projeto de apoio à salvaguarda das técnicas tradicionais brasileiras que fazem parte do patrimônio cultural imaterial do Brasil e tendo em vista o aprimoramento da ferramenta digital e a ampliação dos membros beneficiados, a ArteSol aprovou na Lei Rouanet (artigo 18) o projeto Rede Nacional do Artesanato Cultural Brasileiro e está em fase de captação de recursos para a sua  implementação.

Com isso, a ONG planeja aumentar o mapa de toda a cadeia produtiva do artesanato brasileiro, desenvolver um canal efetivo de negociações e interlocução entre os membros de forma virtual pela plataforma, além de oferecer aos artesãos um sistema de educação à distância para fortalecer seu desenvolvimento como empreendedores.

Como Apoiar?

×