Mostra Artiz do Dia das Mães promove encontro com designers brasileiras em sua sede no JK Shopping Iguatemi

Entre os dias 04 e 12 de maio, a Artiz recebe em sua loja designers do Coletivo Artesol que vão apresentar suas peças e coleções, contar um pouco sobre o trabalho em parceria com artesãos tradicionais e bater um papo com o público sobre inspiração, matérias-primas e as histórias das vilas e comunidades onde cada peça foi criada.

Colares terapêuticos produzidos pelas designers do Ateliê Bibirúbicus que vão participar da Mostra no domingo dia 074

Colares terapêuticos produzidos pelas designers do Ateliê Bibirúbicus que vão participar da Mostra no domingo dia 074

A proposta é ressignificar o ato de presentear alguém tão especial nesse dia das Mães. Para isso, a Mostra apresenta ao público peças cheias de sentido, criadas em pequenas tiragens de produção artesanal, autoral e com técnicas ancestrais e sustentáveis como, por exemplo, o tingimento a partir de flores, folhas e raízes da biodiversidade do País, esbanjando alma brasileira.

O convite se estende a todos que têm interesse em artesanato tradicional, design brasileiro, slow fashion, decoração e sustentabilidade. Durante a programação, quem visitar a loja vai poder conhecer os conceitos por trás das peças e das técnicas artesanais como a tecelagem, o bordado, as rendas, a cerâmica, entre outras. De acordo com Sônia Quintella, presidente da organização ArteSol, que gerencia a loja, “o Brasil é um dos países mais ricos do mundo em diversidade de técnicas artesanais, devido a grande biodiversidade e seu acervo de matérias-primas, como cipós para os trançados, folhas e raízes para os pigmentos, madeiras para as esculturas, além da forte cultura popular que inspira as criações”. Por isso, a ideia é apresentar as histórias por trás das produções.  Vão participar da mostra designers e estilistas das marcas Amaria, Zana Maria, Ateliê Bibirúbicus, Saissu e Yankatu e Fellícia.

Artesãs da marca Amaria, de Muzambinho mostram tecidos de tecelagem manual tingidos naturalmente

Artesãs da marca Amaria, de Muzambinho mostram tecidos de tecelagem manual tingidos naturalmente

Sobre o Coletivo Artesol

As designers que vão fazer parte da Mostra integram o Coletivo Artesol, que conecta estilistas, designers e arquitetas a artesãos tradicionais brasileiros, com a proposta de resgatar e reinventar técnicas seculares como a cerâmica, os bordados, a cestaria, entre outras expressões criativas do interior do país. Para isso, as designers embarcam em viagens para pesquisar matérias-primas de diferentes biomas e aprender sobre os saberes tradicionais e referências culturais em vilas de rendeiras, comunidades caiçaras, terras quilombolas, povoados ribeirinhos, entre outros polos de produção artesanal do País. A partir dessa pesquisa,

elas promovem um intercâmbio de conhecimentos e a co-criação de novos produtos que integram o mix de objetos da Artiz.

 Dia das Mães na Artiz

 

PROGRAMAÇÃO

04 a 06 de maio:
Amaria Muzambinho
Amaria é uma confecção de roupas únicas que trabalha com peças feitas à mão, do tecido ao acabamento. A marca une o talento da coordenadora Mayumi Ito com suas referências da moda japonesa e a vocação de artesãs mineiras que são auto-didatas na arte de bordar, costurar, tecer e tingir fios de seda, algodão e linho com sofisticação.

 

07 de maio:
Ateliê Bibiúbicus
È um estúdio de arte e design que atua na produção de peças artesanais como acessórios, artigos de decoração e mobiliário, em parceria com comunidades tradicionais como as ceramistas do Vale do Jequitinhonha, conhecidas pela vocação de moldar e tingir o barro com pigmentos naturais.

08 e 09 de maio
Saissu Upcycled
É uma marca de acessórios que elabora seus produtos usando materiais reciclados como borracha, algodão reciclado, banner, garrafas PET, mangueira, entre outros. O processo de produção tem início a partir dos desenhos da designer Luly Vianna, que são colocados em prática de maneira artesanal por ONGs parceiras e oficinas do projeto.

 

09 e 10 de maio

Fellicia

Fellicia é uma marca de produtos de decoração com design contemporâneo que valoriza técnicas artesanais tradicionais como a tecelagem, o bordado e a cerâmica concebida. A empresa se utiliza de tecnologias sociais para valorizar identidades culturais locais.

11 e 12 de maio

Zana Maria
Zana Maria desenvolve roupas e utensílios utilizando o fuxico em peças com cortes modernos e elegantes. Para tanto, ela mistura cores, tecidos e muita criatividade.

 Yankatu

A marca de mobiliário e peças de decoração que atua na produção de objetos exclusivos em parceria com artesãos brasileiros, valorizando suas práticas tradicionais e técnicas sustentáveis.

  

Serviço:

Artiz – Espaço de Negócios

Data: de 14 de março até 31 de junho de 2017

Local: 2º Piso – Shopping JK Iguatemi. Loja 311;

Endereço: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 – Itaim Bibi, São Paulo – SP

Horário de funcionamento: segunda a sábado, 10h às 22h; e domingo e feriados, das 14h às 20h

Serviço:

Artiz – Espaço de Negócios

Data: de 14 de março até 31 de junho de 2017

Local: 2º Piso – Shopping JK Iguatemi. Loja 311;

Endereço: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 – Itaim Bibi, São Paulo – SP

Horário de funcionamento: segunda a sábado, 10h às 22h; e domingo e feriados, das 14h às 20h

 

 

1 Comentário para "Presenteie delicadeza"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como Apoiar?

×