A partir desse mês de novembro, a Artesol abre sua sede para oferecer uma série de cursos livres sobre artesanato tradicional brasileiro. A cada edição, vamos convidar especialistas, designers, artesãos, pesquisadores e outras personalidades para compartilhar seu conhecimento sobre a riqueza do artesanato brasileiro. A proposta é criar um espaço de aprendizagem  inspirador focado nas possibilidades de integração entre o artesanato, a arte popular, o design brasileiro, a moda atemporal, a decoração, a economia criativa, o patrimônio imaterial e o resgate de culturas e identidades locais. Os cursos são voltados para estudantes e profissionais que tenham interesse nos saberes e fazeres tradicionais. Durante a programação, os alunos vão poder conhecer o acervo da sede da Artesol, trocar experiências com especialistas, conhecer projetos inovadores e se atualizar sobre conceitos e tendências desses segmentos relacionados o artesanato de raiz.   

29-2005-Vasos-Brasus

 “Em um país de tantos territórios e culturas tão distintas, a Artesol pretende, através dessa iniciativa, estimular profissionais de diferentes áreas a desenvolver trabalhos, pesquisas e negócios capazes de dialogar com a nossa riquíssima cultura popular, valorizando a cadeia do artesanato tradicional. Esse segmento respeita os ecossistemas regionais, recupera identidades locais, gera auto-estima e renda digna para as comunidades de artesãos e ganha status internacional a cada dia no mundo da moda e do design”, afirma a diretora executiva da Artesol, Josiane Masson.

Artesanato + Design com Fabíola Bergamo

O primeiro curso tem foco na relação entre artesanato e design e acontece de 02 a 09 de novembro. As aulas serão ministradas pela designer Fabíola Bergamo, que tem especialização na Domus Academy de Milão. Ela tem 20 anos de experiência como consultora de artesanato para o Sebrae e outras organizações em vários estados brasileiros,além de ter liderado projetos de design industrial nos segmentos de móveis, luminárias, máquinas. entre outros.

O Brasil é um país repleto de riquezas regionais, mas as distâncias continentais faz com que seja difícil entrar em contato com todo esse potencial. O objetivo do curso é compartilhar o conhecimento adquirido nos 20 anos de trabalho com projetos de artesanato junto à comunidades de diversas partes do Brasil. Através de apresentação de “cases” serão tratados vários temas, entre eles: como trabalhar com comunidades, quais os pontos a serem considerados, quais os desafios, matérias-primas – origem, técnicas e possibilidades. Ao final do curso os participantes deverão propor novos produtos utilizando uma ou mais técnicas apresentadas. Estes projetos serão analisados e poderão entrar para a coleção da Artiz.

fabiola bergamo
 PROGRAMA
02/11
PRIMEIRA AULA – FIBRAS
• Panorama geral da atuação do designer junto às comunidades – definições e questionamentos.
• Fibras – apresentação de matérias-primas, técnicas e cases
• Material visual e discussão
09/11
SEGUNDA AULA – ARTESANATO URBANO
• Do artesanato sem personalidade à arte artesanal.
• Apresentação de cases
• Material visual e discussão
• Cada participante deverá definir uma matéria-prima ou combinação de matérias-primas e técnicas para desenvolver seu projeto

 

16/11
TERCEIRA AULA – MADEIRA E CERÂMICA
• Apresentação de cases
• Material visual e discussão

23/11
QUARTA AULA – APRESENTAÇÃO DE PROPOSTA
Apresentação dos projetos e discussão

Serviço

Data:02 a 23 de novembro de 2017

Horário: 19 às 21h

Investimento:

R$ 400,00 / estudantes

R$ 520,00 / profissionais

Entre em contato para informações sobre condição de pagamento pelo telefone:
(11) 30828681

Endereço: Sede Artesol – Rua Pamplona, 1005 – andar 4

Como Apoiar?

×