Como calcular preço?

  O preço justo é determinado com base nas seguintes etapas:

 

ilustra 201) Cálculo de quanto foi gasto em matéria-prima para fazer o produto.

Nessa etapa, é preciso calcular o valor desde a matéria-prima principal do produto até a embalagem e a etiqueta utilizadas. Caso tenha sido necessário transportar a matéria-prima, este também deve ser posto no cálculo.

Dica: se, por exemplo, você utilizou um martelo, ele não deve ser considerado como matéria-prima, pois não compõe o produto final. Porém, se você usou um prego, ele deve ser contabilizado, afinal, ele será vendido junto com o produto.

2) Cálculo do trabalho:

O fazer artesanal é uma atividade profissional assim como tantas outras e é preciso receber por este trabalho.

Nessa etapa, é necessário calcular a quantidade de horas gastas para fazer o produto, e deve ser considerado somente o tempo de manuseio da peça. Como normalmente podem ser feitas várias peças ao mesmo tempo, é preciso calcular a quantidade exata de peças feitas por período.

No caso do artesanato, também se deve levar em conta o conhecimento intelectual do artesão, a questão do saber-fazer de tradição e o valor cultural agregado ao seu produto.

Dica: aquelas horas que paramos para comer, para esperar a peça secar, para conversar, assistir à novela ou torcer pelo nosso time de futebol não devem ser contadas.ilustra 19

3) Custo do produto

Depois que já sabemos quanto vale nosso trabalho e quanto gastamos de matéria-prima, somamos os dois e chegamos ao valor mínimo da peça, ou seja: se vendermos abaixo deste preço, haverá um prejuízo, o que quer dizer que ao invés de ganharmos dinheiro com nosso trabalho, estaremos perdendo.

4) Lucro

Com o custo calculado, somamos a ele um percentual a mais, que normalmente varia entre 30% e 60%, dependendo do mercado. Dessa forma, soma-se ao valor da matéria-prima e do trabalho um dinheiro extra que é chamado lucro.

Resumindo:

Conhecimento intelectual do artesão + custo de produção + valor da mão de obra = Custo do produto

Custo do produto + Comércio Justo = Valor final do produto que contribuirá com uma melhora na qualidade de vida.

ilustra 21

Como Apoiar?

×