3. Práticas de Negociação

O relacionamento entre produtor e comprador sempre deve ser baseado na confiança, na transparência e no respeito, como forma de manter relações comerciais fiéis e duradouras. Para que isso seja garantido, todas as questões que concernem a produto (encomenda, negociação, produção e entrega) devem ser tratadas sempre com muita clareza, antecedência e veracidade, pois dessa forma é possível evitar problemas e tomar decisões que não prejudiquem as partes envolvidas.

É preciso ter comprometimento. Entregar os produtos no prazo e com a qualidade e especificações desejadas é obrigação das associações, que ao assumirem uma encomenda fazem um acordo verbal e consensual de expectativas. Cumprir com este contrato pode representar vendas futuras e possibilidade de atrair outros consumidores. A melhor forma de garantir vendas durante todo o ano é executando as etapas do processo comercial de maneira responsável.

A Associação de Artesãos de Sítio Riacho Fundo/PB é bem articulada e tem grande experiência comercial. Como sabem da importância da confiança para manter relações comerciais duradouras, as artesãs procuram tratar com clareza todas as questões que envolvem encomenda, negociação, produção e entrega. Também é prática comum na associação contatar periodicamente seus clientes para oferecer seus produtos e divulgar as novidades.

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