7. Boas condições de trabalho

O aumento da renda contribui para melhorar o ambiente de trabalho dos artesãos. Assim, é possível aprimorar as condições da sede para torná-la segura e adequada para o trabalho, comprar ou reformar os espaços que atendam às necessidades da associação (sala de produção, comercialização, estoque, banheiros) e cuidar de sua manutenção.

A prática do Comércio Justo deve garantir condições dignas de trabalho e remuneração, bem como equilíbrio e respeito nas relações entre os diversos atores, visando à sustentabilidade econômica, socioambiental e à qualidade do produto em toda a cadeia de produção.

No início, a Associação dos Artesãos em Trançados da Ilha Grande de Santa Isabel/PI não tinha sede e os artesãos se reuniam na casa de um deles. Hoje, a associação possui sede própria, construída com seus recursos e conquistada através de mutirões. O espaço, que é aberto à visitação, conta com ambientes definidos para produção, comercialização, estoque, tingimento da palha e secagem.

A sede da Associação de Artesãos de Porto do Sauípe/BA, construída com o apoio de parceiros, é visitada por clientes em todas as épocas do ano, principalmente durante o verão. Conta com amplos espaços para produção, estocagem, reuniões e comercialização e com equipamentos em ótimo estado. A manutenção e o controle de qualidade dos equipamentos de produção são feitos pelo próprio grupo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como Apoiar?

×