Alagoa Nova/PB

O grupo de bordadeiras de Alagoa Nova é constituído exclusivamente por senhoras, em sua maioria mães de família que contribuem no orçamento familiar, buscam independência financeira e reconhecimento da comunidade.

Tema: Bordado - 2001-2003

Cidade: Alagoa Nova/PB

Duração: 2 anos

Artesãos Beneficiados: 24

Gênero: Mulheres

 

Situada no estado de Paraíba e na serra da Borborema, Alagoa Nova possui temperatura amena, típica das cidades serranas do Nordeste, pois situa-se a 530 m acima do nível do mar.

O grupo de bordadeiras de Alagoa Nova é constituído exclusivamente por senhoras, em sua maioria mães de família que querem contribuir para o orçamento familiar, e buscam independência financeira e um reconhecimento maior na comunidade.

Em fevereiro de 2002 o Artesanato Solidário/ Artesol iniciou o projeto “Bordados de Alagoa Nova”, acreditando que o município poderia se transformar num centro de excelência do bordado paraibano e, com isso, possibilitar uma alternativa de renda para as bordadeiras locais.

Organizadas na Cooperativa das Bordadeiras de Alagoa Nova, as mulheres produzem toalhas, jogos americanos e outros produtos da linha de cama e mesa com a técnica do ponto-cheio, que é tradição na região desde a década de 50.

Parceiro Financiador:

Leia mais reportagens