Cajueiro da Praia/PI

O município de Cajueiro da Praia encontra-se na região litorânea do estado, aproximadamente a 356 km da capital, e caracteriza-se como uma região pesqueira e de agricultura de subsistência, com uma população de 6120 habitantes na época do projeto. A região destaca-se na produção de trançados de palha de carnaúba, matéria-prima farta na região. Os urús – pequenos cestos – um tipo de produto confeccionado pelos artesãos, são muito usados pelos pescadores e despertam cada vez mais a atenção dos turistas.

Tema: Trançado e Cestaria - 2001-2002

Cidade: Cajueiro da Praia/PI

Duração: 1 ano

Artesãos Beneficiados: 22

Gênero: mulheres e homens

O município de Cajueiro da Praia encontra-se na região litorânea do estado, aproximadamente a 356 km da capital, e caracteriza-se como uma região pesqueira e de agricultura de subsistência, com uma população de 6120 habitantes na época do projeto.

A região destaca-se na produção de trançados de palha de carnaúba, matéria-prima farta na região. Os urús – pequenos cestos – um tipo de produto confeccionado pelos artesãos, são muito usados pelos pescadores e despertam cada vez mais a atenção dos turistas.

O projeto teve uma grande importância socioeconômica para o município, considerando que se trata de uma comunidade muito pobre, onde na época os artesãos possuíam uma renda mensal em torno de R$30,00.

Os artesãos já contavam com uma pequena central de artesanato, onde atualmente encontra-se a sede da Associação de Desenvolvimento dos Artesãos de Barra Grande.

Parceiro Financiador:

Leia mais reportagens