Goianinha/RN

Miranda, povoado vizinho à famosa praia de Pipa, está localizado a 10km da sede do município de Goianinha, na região agreste do Rio Grande do Norte, e a 74km da capital Natal. Nas comunidades do Miranda, Manoel Paz, Carnaúba e Barrocas residem as artesãs do projeto “Trançados em Linho de Sisal”. Há décadas esta técnica é conhecida pelas artesãs locais, que repassam esse saber de geração a geração, como fonte de renda.

Tema: Trançado e Cestaria - 2002-2003

Cidade: Goianinha/RN

Duração: 1 ano

Artesãos Beneficiados: 16

Gênero: todas mulheres

Miranda, povoado vizinho à famosa praia de Pipa, está localizado a 10km da sede do município de Goianinha, na região agreste do Rio Grande do Norte, e a 74km da capital Natal.

Nas comunidades do Miranda, Manoel Paz, Carnaúba e Barrocas residem as artesãs do projeto “Trançados em Linho de Sisal”. Há décadas esta técnica é conhecida pelas artesãs locais, que repassam esse saber de geração a geração, como fonte de renda.
A entrada do Artesanato Solidário/ArteSol em julho de 2002 com um projeto em Goianinha e a formação de um grupo que pudesse tornar-se autossustentável por meio da técnica artesanal existente revitalizaram o interesse das artesãs pelo trabalho com o linho de sisal, planta característica do semi-árido nordestino, como alternativa efetiva de geração de renda, sem que precisem migrar para centro urbanos em busca de outros trabalhos.

Hoje, estão reunidas na Associação das Artesãs de Linho de Miranda, onde a partir da técnica dos trançados em linho confeccionam bolsas, tapetes, jogos americanos, dentre outros produtos.

Parceiro Financiador:

Leia mais reportagens