Lagoa da Canoa/AL

A arte da cerâmica de Lagoa da Canoa/AL, tradicional na técnica empregada, pede uma sofisticada recepção para ser assimilada. Confeccionada nos moldes e modelos ancestrais, exprime o gosto refinado das coisas simples, não rebuscadas, funcionais.

Tema: Cerâmica - 2002-2003

Cidade: Lagoa da Canoa/AL

Duração: 1 ano

Artesãos Beneficiados: 17

Gênero: mulheres e homens

Lagoa da Canoa é uma cidade do agreste alagoano, situada a 150 km da capital, Maceió. Com cerca de 20 mil habitantes, registra baixos índices de desenvolvimento humano. Num núcleo rural desse município, no sítio Lagoa do Mato um grupo de quase 20 mulheres trabalha com o barro, confeccionando peças que depois são comercializadas, garantindo assim a sobrevivência de famílias artesãs ou gerando um complemento de sua renda.

A arte da cerâmica de Lagoa da Canoa/AL, tradicional na técnica empregada, pede uma sofisticada recepção para ser assimilada. Confeccionada nos moldes e modelos ancestrais, exprime o gosto refinado das coisas simples, não rebuscadas, funcionais. Potes, panelas, jarras ganham forma pelas mãos das artesãs que com o apoio do Artesanato Solidário/ArteSol atualizam e perpetuam heranças seculares – indígenas, sobretudo. A rusticidade da cerâmica de Lagoa da Canoa acompanha à do lugar onde é produzida. Confeccionada sem a ajuda de tornos ou de outros equipamentos, é queimada à moda tradicional, “a céu aberto”. A ancestralidade da técnica está presente desde a preparação do barro e se estende a todas as etapas da produção, executadas como manda o ensinamento das avós e bisavós.

Tendo como matéria-prima o barro encontrado na própria região, de onde retiram também o produto utilizado na pintura das peças, as mulheres de Lagoa da Canoa conquistaram, além de maior visibilidade e mercado para seus produtos, também autoestima, confiança e uma nova percepção de seu ofício.

Parceiro Financiador:

Leia mais reportagens