Paraty – São Roque/RJ

A partir da técnica do trançado o grupo de artesãos de São Roque produz hoje uma grande variedade de produtos, beneficiando cerca de 12 famílias.

Tema: Trançado e Cestaria - 2007-2009

Cidade: Paraty/RJ

Duração: 2 anos

Artesãos Beneficiados: 12

Gênero: a maioria mulheres

São Roque é um bairro rural do município de Paraty/RJ, conhecido pela festa anual de seu padroeiro, e se localiza entre o km 330 da Rodovia Rio-Santos e o Parque Nacional da Serra da Bocaina, na região da Costa Verde.

Cercado por cachoeiras e mata nativa, São Roque é um assentamento formado da década de 1970 que sofreu alterações em razão da especulação imobiliária.

No bairro de São Roque residem cerca de 150 famílias. Para comemorar a festa de seu padroeiro, em 16 de agosto, os moradores promovem uma procissão e outras atividades comunitárias como almoço, bingo e cirandas. As principais atividades econômicas da localidade estão ligadas à agricultura de subsistência e ao turismo.

A técnica do trançado foi transmitida aos moradores de São Roque por mestres-artesãos locais e foi aperfeiçoada em oficinas ministradas por designers visando o desenvolvimento de novos produtos.

A matéria-prima usada pelos artesãos é o cipó imbé e timbupeba são retirados das árvores mais altas da região. O cipó é obtido em seu estado bruto e separado em rodilhas (unidade de medida). A matéria-prima pode ser usada com casca, o que confere uma tonalidade mais escura ou sem casca, mais clara.

A partir da técnica do trançado o grupo de artesãos de São Roque produz hoje uma grande variedade de produtos, beneficiando cerca de 12 famílias.

Parceiro Financiador:

Leia mais reportagens