Candidate-se

1º Passo

Veja se você se enquadra em algumas das seguintes categorias de membros:

artesão, mestre, artista popular, associação, espaço cultural, loja ou instituição de apoio e fomento.

2º Passo

Leia atentamente os critérios de seleção para estar seguro de que sua iniciativa possui todos os requisitos solicitados.

Critérios

Saberes e fazeres

O principal critério para integrar a Rede é trabalhar com uma técnica artesanal de tradição ou de referência cultural, relacionada a um saber popular, passado de geração em geração, ligado a uma identidade cultural local.

Os objetos produzidos devem carregar memórias, símbolos, conhecimentos e valores étnicos. Como é o caso dos trançados indígenas, das rendas e bordados aprendidos com imigrantes europeus, da cerâmica criada em povoados remanescentes quilombolas, ou em outros núcleos de produção rurais ou urbanos que mantém vivas expressões relacionadas ao modo de vida específico de um território.

No Brasil, além dessas, são ainda reconhecidas como técnicas tradicionais o entalhe em madeira, a teclegam manual, a xilogravura, entre outras.  

Comércio justo

O manejo sustentável de matérias-primas naturais, a não utilização da mão-de-obra infantil, a iguadade de gênero, a precificação justa e os demais princípios do comércio justo são outros importantes critérios que serão analisados nas candidaturas.

Gestão administrativa

Os candidatos deverão comprovar a boa gestão de sua iniciativa, sendo capazes de honrar os compromissos assumidos a partir da Rede. Devem ser capazes de executar processos de logísticas básicas para comercialização das peças a nível nacional.

Qualidade dos produtos

Os produtos devem apresentar excelência na qualidade.

Capacidade produtiva

Os artesãos e associações devem possuir uma excelente gestão da produção para cumprir prazos de pedidos, assim como garantir a integridade dos produtos no envio.  

3º Passo

Reflita se você está de fato motivado a fazer parte dessa Rede contribuindo com o desenvolvimento e fortalecimento da mesma.

4º Passo

Acesse os formulários de acordo com sua categoria de membro, se dedique ao preenchimento das perguntas e envie para o email: institucional@artesol.org.br

Fomulário para Mestres e Artesãos

Formulário para Associações

Formulário para Espaços Culturais

Formulario para Lojistas

Atenção:

As avaliações de novos membros serão realizadas semestralmente, portanto, as candidaturas aceitas serão notificadas após 6 meses da data da inscrição.

A Artesol se reserva o direito de alterar esse prazo, divulgando em suas redes sociais, qualquer alteração dessa natureza que venha a ocorrer.