Santo Antônio/RN

A partir de Agosto de 2002, quando o Artesanato Solidário deu início ao projeto “Renda Irlandesa em linho de Sisal”, a técnica, muito peculiar na região, foi resgatada, com vistas à geração de trabalho e renda para as artesãs e suas famílias.

Tema: Trançado e Cestaria - 2002-2003

Cidade: Santo Antônio

Duração: 1 ano

Artesãos Beneficiados: 21

Gênero: Mulheres

O povoado de Cajazeiras localiza-se a 4 km da sede do município de Santo Antônio, na região agreste do Rio Grande do Norte, e a 100 km da capital Natal.

Em Cajazeiras, a técnica antes conhecida como crochê em sisal é repassada de mãe para filha há décadas, mas estava em processo de abandono por não gerar renda efetiva para as famílias. As mulheres mais jovens não se interessavam pelo saber das mais velhas, preferindo migrar para centros urbanos em busca de outra forma de trabalho. Apesar do nome, a execução da renda irlandesa em nada se assemelha à do crochê, sendo mesmo mais próxima em termos de técnica da própria renda irlandesa, com a diferença de se utilizar como matéria-prima a fibra de sisal.

A partir de agosto de 2002, quando o Artesanato Solidário deu início ao projeto “Renda Irlandesa em linho de Sisal”, a técnica, muito peculiar na região, foi resgatada, com vistas à geração de trabalho e renda para as artesãs e suas famílias.

Como o cultivo do sisal está em decadência no município, a matéria–prima é adquirida parte em Santo Antônio, parte na região. Os corantes que tingem os jogos americanos, a juta tingida e a linha de costura são comprados em centros urbanos maiores, como Recife e Natal.

Para confeccionar chapéus, jogos americanos e mantas, as cerca de 15 artesãs usam instrumentos simples, como pedaços de ferro, para o processo de fibragem da folha do sisal. As técnicas e saberes tradicionais são valorizados nas oficinas de criação de produtos, sem que se perca a identidade cultural da localidade.

Suas artesãs reúnem-se na Associação das Artesãs de Renda Irlandesa em Sisal de Cajazeiras.

Técnica artesanal: Trançado em sisal.

Parceiro Financiador:

Leia mais reportagens