São Francisco do Sul/SC

São Francisco do Sul, fundada em 1504, é a terceira cidade mais antiga do Brasil, tem 38 mil habitantes e, no turismo, sua segunda principal fonte de renda, perdendo somente para a economia portuária. Os principais atrativos turísticos, além do casario do centro histórico tombado pelo IPHAN, são o Museu Histórico, o Mercado Público Municipal, […]

Tema: Bordado - 2002-2003

Cidade: São Francisco do Sul (SC)

Duração: 1 ano

Artesãos Beneficiados: 18

Gênero: Mulheres e homens

São Francisco do Sul, fundada em 1504, é a terceira cidade mais antiga do Brasil, tem 38 mil habitantes e, no turismo, sua segunda principal fonte de renda, perdendo somente para a economia portuária. Os principais atrativos turísticos, além do casario do centro histórico tombado pelo IPHAN, são o Museu Histórico, o Mercado Público Municipal, o Forte Marechal Hercílio Luz, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça e o Museu Nacional do Mar.

O Artesanato Solidário/ArteSol, em parceria com o Ministério do Turismo,
desenvolveu o projeto de promoção do turismo, “Pequenas embarcações de São Francisco do Sul”, associado à produção e comercialização do artesanato de tradição, com jovens da Casa Familiar do Mar, na produção de diversos tipos de pequenas embarcações em madeira.

Uma vez selecionada a madeira, cortam-se as peças a partir do molde do modelo escolhido. A montagem começa pelo fundo da embarcação, após o que são coladas as peças de sustentação da proa e popa, onde são coladas as laterais (lâminas). Montam-se em seguida o bordo e o estrado (fundo) e colocam-se as estruturas de convés (proa e popa), bancos, leme, quilha e hélice (de latinha reciclada). A baleeira montada é colada sobre o suporte de base; por fim, é lixada e pintada.

Técnica Artesanal: bordado de canutilhos e miçangas.

Parceiro Financiador:

Leia mais reportagens