São Luís/MA

Bordados de canutilhos, miçangas e paetês aplicados sobre veludo são itens tradicionais na festa do Bumba-Meu-Boi do Maranhão, no período junino.

Tema: Bordado - 2002-2003

Cidade: São Luís/MA

Duração: 1 ano

Artesãos Beneficiados: 18

Gênero: homens e mulheres

Bordados de canutilhos, miçangas e paetês aplicados sobre veludo são itens tradicionais na festa do Bumba-Meu-Boi do Maranhão, no período junino. Presentes no couro do boizinho de brinquedo e na indumentária dos brincantes que bailam a sua volta, enchem de cor e brilho as noites de festa dedicadas aos santos João, Pedro e Marçal, iluminando a capital, São Luís.

Na cidade de cerca de 870 mil habitantes, consagrada com o título de Patrimônio Mundial Cultural e Natural pela UNESCO, existem pelo menos duas centenas de grupos de bumba-meu-boi, que mobilizam milhares de brincantes e dezenas e artesãos nessa que é a mais importante celebração do calendário festivo maranhense.

Antigamente, segundo contam os mais velhos, cada brincante preparava a própria roupa, de acordo com suas posses e habilidades. Mais recentemente, porém, artesãos de ambos os sexos e de várias idades especializaram-se na confecção dos bordados, que já começam a atravessar as fronteiras da brincadeira para brilhar em outros espaços.

Parceiro Financiador:

Leia mais reportagens