Seminário Festival Artesol Cultura Imaterial/Fazer Artesanal

 

Todas as palestras do Seminário sobre Cultura Imaterial e Fazer Artesanal, que aconteceu entre os dias 23 e 24 de novembro de 2018, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, foram disponibilizadas na íntegra através do nosso Canal no Youtube! 

Ao todo, o evento reuniu 27 especialistas entre articuladores sociais, antropólogos, mestres, artesãos, estilistas, designers, jornalistas, empresários, publicitários, gestores públicos e outros profissionais reconhecidos no setor. Além das palestras, há registros dos debates e rodas de conversa que abordaram diversos temas sempre com o artesanato como tema central. A partir dele foram conduzidas discussões sobre o patrimônio cultural brasileiro, as conexões entre a moda e o fazer artesanal, a realidade do mercado no segmento, o processo de co-criação entre marcas ou designers e comunidades tradicionais, além de lições aprendidas durante as experiências de interação com os artesãos nos mais diferentes projetos. 

Entre os palestrantes estão o professor doutor em antropólogia Antônio Arantes, que fez a curadoria da Exposição "Criativos por Tradição", o diretor geral do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Hermano Oliveira, a estilista Flávia Aranha, os designers Humberto Campana e Sérgio Matos, o artesão João Gomes (conhecido como "Juão de Fibra"), entre outros. 

Clique no vídeo abaixo para ver a playlist dos vídeos do Seminário abaixo ou acesse aqui diretamente o nosso canal do youtube onde estão todas as palestras.

 

Leia mais reportagens