Valente/BA

Essa região de sertão tem como principal fonte de renda as atividades voltadas ao cultivo e beneficiamento do sisal, que, como a palha do ariri e fibra do caroá, outras matérias-primas nativas, é utilizado pelo artesanato local.

Tema: Trançado e Cestaria - 1998 e 2002-2003 (2 Intervenções)

Cidade: Valente/BA

Duração: 2 anos

Artesãos Beneficiados: 49

Gênero: a maioria mulheres

O município de Valente está localizado no nordeste do Estado da Bahia. Essa região de sertão tem como principal fonte de renda as atividades voltadas para o cultivo e beneficiamento do sisal, que, como a palha do ariri e fibra do caroá, outras matérias-primas nativas, é utilizado largamente pelo artesanato local.

Os produtos utilizam matérias-primas renováveis, trabalhadas com técnicas tradicionais que respeitam o meio-ambiente. O uso de corantes naturais extraídos de árvores nativas da região como angico, jurema, são joão, pau-de-colher, baraúna e erva de passarinho reflete esse cuidado. Nesse ofício, as mulheres das comunidades rurais de Poço, Recreio e Tanquinho recriam sua tradição e garantem o sustento de suas famílias.

Reunidas na COOPERAFIS (Cooperativa Regional de Artesãs Fibras do Sertão), as artesãs produzem caixinhas, bolsas, jogos americanos, entre outros produtos feitos com a técnica do trançado tradicional. Nessas localidades as ações do Artesanato Solidário/ArteSol estimulam a confecção de novos produtos, contribuindo para a melhoria de renda das artesãs.

Parceiro Financiador:

 

 

Leia mais reportagens