Programas

No ano de 2009, foi elaborada uma nova concepção das dimensões de atuação do ArteSol organizadas em três programas distintos. Essas dimensões podem estar integradas em um mesmo projeto ou serem focos de projetos específicos.

1. Cultural

Esse eixo tem como foco ações de revitalização e valorização do artesanato de tradição, que buscam fortalecer as identidades culturais das diferentes localidade de atuação do ArteSol. A valorização dessa diversidade se dá por meio do resgate e preservação dos saberes e fazeres, constituintes do patrimônio cultural imaterial brasileiro.

Neste programa, são desenvolvidos projetos no âmbito do Pontão de Cultura, com uma série de atividades socioeducativas para crianças, jovens e educadores. Este programa também prevê projetos de publicações sobre o artesanato de tradição como patrimônio cultural com o objetivo de difundir conhecimentos para o público em geral e um calendário de exposições no espaço da galeria ArteSol.

2. Educativo

É abordada a temática da formação e capacitação técnica dos artesãos com foco em políticas emancipatórias que promovam seu protagonismo. Para que este processo aconteça, o ArteSol aposta em um modelo de desenvolvimento comunitário, que evidencia a importância do trabalho coletivo por meio da formação de grupos sociais de convivência. A promoção da igualdade social e da preservação do patrimônio natural e cultural fortalecem a auto-estima dos artesãos e possibilitam o desenvolvimento humano dos mesmos.

Neste programa, são desenvolvidos projetos de capacitação a partir das seguintes etapas: identificação de artesãos locais seguida de diagnóstico socioeconômico; formação do grupo; atividades para o fortalecimento da identidade, cultura e cidadania; noções sobre associativismo e trabalho coletivo, repasse do saber, gestão produtiva, manejo sustentável dos recursos naturais e visão empreendedora; aprimoramento do produto para o mercado, respeitando as técnicas tradicionais; capacitação sobre os princípios do comércio justo e formação de preços; técnicas de relacionamento com o mercado e procedimentos comerciais. Esta metodologia pode ser aplicada em projetos completos, que duram de 18 a 24 meses, ou segmentada para consultorias especializadas.

3. Econômico

Este eixo sela o cumprimento da missão do ArteSol no que diz respeito à ampliação das oportunidades de trabalho e geração de renda.

Neste programa, o ArteSol desenvolve ações de apoio à comercialização do artesanato de tradição no entendimento de que a mesma é fruto dos dois eixos anteriores, ou seja, a partir da revitalização e preservação das técnicas tradicionais e da capacitação dos artesãos é que se cria a possibilidade de geração de renda. O programa enfoca o valor social agregado aos produtos tendo em vista os princípios do comércio justo, desenvolve projetos de fortalecimento e difusão deste movimento e estimula a criação de plataformas comerciais desse segmento.

Algumas das estratégias adotadas para a ampliação de mercado das associações consiste em ferramentas de divulgação como site, catálogos, etiquetas, mídia, showroom, eventos, além da mediação das negociações cliente-artesão e da formação de rede de relacionamento para estabelecer parcerias e alianças comerciais.

2 Comentários para "Programas"

  1. Pingback: Parceiro Co-Financiador: ArteSol – Artesanato Solidário

  2. Pingback: Parceiro Co-Financiador: ArteSol – Artesanato Solidário

Comentários não são permitidos.

Como Apoiar?

×