Bordado - 2015|2016

Projeto financiado pelo Instituto Lojas Renner, que beneficiou 30 bordadeiras de filé da Associação das Mulheres Rendeiras de Marechal Deodoro (AMUR) – Alagoas.

Saiba mais
Localização: Marechal Deodoro Duração: 9 meses Gênero: Mulheres Artesãos beneficiados: 30
Cerâmica - 2015

Capacitação e resgate de saberes de cerâmica tradicional realizados em Ponto dos Volantes no Projeto Cultura Sustentável no Vale do Jequitinhonha.

Saiba mais
Localização: Ponto dos Volantes Duração: 1 ano Gênero: mulheres Artesãos beneficiados: 13
Tecelagem - 2015

Ações executadas com o objetivo de revitalizar a associação, a produção têxtil local e agregar a fibra de bananeira à tecelagem feita até então com os fios de algodão.

Saiba mais
Localização: Jequitinhonha Duração: 1 ano Gênero: Mulheres Artesãos beneficiados: 16
Bordado - 2001-2002 | 2005-2006 (2 intervenções)

Porto da Folha (SE) é um dos locais de origem do tradicional bordado redendê no Baixo São Francisco.

Saiba mais
Localização: Porto da Folha Duração: 2 anos Gênero: Mulheres Artesãos beneficiados: 25 artesãs
Tecelagem - 2000 | 2002-2003 (2 intervenções)

Em Poço Verde, a tecelagem é um ofício que remonta à tradição indígena e à influência europeia, presentes nos tipos de teares e nos desenhos aplicados em redes, mantas e tapetes. Baseado na produção familiar, esse trabalho envolve as mulheres no preparo da matéria-prima, tingimento, tecelagem e acabamento. Os homens, quando não estão na roça, […]

Saiba mais
Localização: Poço Verde (SE) Duração: 3 anos Gênero: Mulheres Artesãos beneficiados: 55
Bordado - 2001-2002 | 2005-2006 (2 intervenções)

Localizado na Microrregião Sergipana do sertão do São Francisco, Poço Redondo é um dos municípios de maior expressividade cultural da região. Suas manifestações populares, como a “Cavalhada”, são conhecidas em toda a região. Também sua produção artesanal é bastante variada, incluindo o tradicional bordado “redendê”, a escultura em madeira e o trançado com fibras de […]

Saiba mais
Localização: Poço Redondo (SE) Duração: 2 anos Gênero: Mulheres Artesãos beneficiados: 24 artesãos e 95 beneficiados indiretos.
Cerâmica - 2002-2003

A produção de cerâmica de Itabaianinha/SE, um dos núcleos de artesanato de tradição ligados ao Artesanato Solidário/ArteSol, traz em sua técnica e matéria-prima elementos da cerâmica indígena. Cerca de 12 artesãs da localidade mantêm viva a tradição local de fazer os alguidares, pratos, cumbucas e tigelas sentadas no chão, sem o auxílio do torno. Para criar os mais variados desenhos, as mulheres usam a casca da jurema ou do murici, de onde extraem um corante cozido em água durante vários dias.

Saiba mais
Localização: Itabaianinha (SE) Duração: 1 ano Gênero: Mulheres Artesãos beneficiados: 22
Bordado - 2002-2003

São Francisco do Sul, fundada em 1504, é a terceira cidade mais antiga do Brasil, tem 38 mil habitantes e, no turismo, sua segunda principal fonte de renda, perdendo somente para a economia portuária. Os principais atrativos turísticos, além do casario do centro histórico tombado pelo IPHAN, são o Museu Histórico, o Mercado Público Municipal, […]

Saiba mais
Localização: São Francisco do Sul (SC) Duração: 1 ano Gênero: Mulheres e homens Artesãos beneficiados: 18
1 2 3 12