Brinquedos - 2003-2004

A reestruturação do trabalho desse grupo foi de suma importância para a continuidade do saber-fazer dos brinquedos populares, bem como para melhorar a qualidade de vida dos detentores daquele conhecimento.

Saiba mais
Localização: Recife/PE Duração: 1 ano Gênero: homens Artesãos beneficiados: 8 mestres
Brinquedos - 2000 e 2002-2003 (2 intervenções)

Das mãos dos 15 artesãos de Lagoa do Rancho saem os mais diversos modelos de caminhões para as estradas do imaginário.

Saiba mais
Localização: Itabaiana/PB Duração: 2 anos Gênero: homens Artesãos beneficiados: 7
Brinquedos - 2000 | 2003 | 2009-2010 (3 intervenções)

No Sítio de Riacho Fundo, no município de Esperança, na Paraíba, vivem aproximadamente 250 pessoas. É um lugar seco, desmatado, onde se cultiva feijão, milho, fava, batatinha e macaxeira. Tem posto de saúde, escola municipal, igreja, Associação dos Trabalhadores Rurais e a Casa da Boneca Esperança.

Entre linhas, fios, enfeites, panos e um fazer tradicional ancestral, foi encontrada a mestre Socorro da Conceição de 60 anos, que desde os sete faz bonecas.

Saiba mais
Localização: Esperança/PB Duração: 3 anos Gênero: a maioria mulheres Artesãos beneficiados: 27
Brinquedos - Cerâmica - 2000 | 2002-2003 (2 intervenções)

Campo Alegre, no município de Turmalina, integrante do Vale do Jequitinhonha, no nordeste de Minas Gerais, é uma localidade onde grande número de mulheres produz uma cerâmica de feições extremamente particulares, que expressa muito de sua sensibilidade e herança cultural. Na época de suas mães e avós, os objetos confeccionados eram aqueles necessários à lida diária, como potes e moringas para armazenar água, panelas, pratos e tigelas para preparar e guardar os alimentos. Com a incorporação de utensílios industrializados e a abertura de mercados fora do âmbito regional, a utilidade passou para segundo plano, vindo à tona o seu valor decorativo, as suas características estéticas e culturais.

Saiba mais
Localização: Turmalina/MG Duração: 2 anos Gênero: todas mulheres Artesãos beneficiados: 59
Brinquedos - 2001-2003

Simples e coloridos, confeccionados em pequenos núcleos familiares, segundo técnica tradicional repassada de geração a geração, os brinquedos são o ganha-pão de artesãos daquela região do Pará, que, nos últimos anos, vem investindo na diversificação da produção e alcançando novos consumidores.

Saiba mais
Localização: Abaetuba/PA Duração: 1 ano Gênero: a maioria homens Artesãos beneficiados: 22