Bordado - 2002-2003

Bordados de canutilhos, miçangas e paetês aplicados sobre veludo são itens tradicionais na festa do Bumba-Meu-Boi do Maranhão, no período junino.

Saiba mais
Localização: São Luís/MA Duração: 1 ano Gênero: homens e mulheres Artesãos beneficiados: 18
Técnicas Diversas - 2000-2001

Juazeiro é rica em artesãos que lidam com o imaginário e produzem de santos a animais fantásticos, de oratórios a cenas esculpidas no barro.

Saiba mais
Localização: Juazeiro do Norte/CE Duração: 1 ano Gênero: mulheres e homens Artesãos beneficiados: 43
Bordado - 2002-2003

A iniciativa valoriza as tecnologias tradicionais envolvidas em confecções que destacam o bordado richelieu, como forma de assegurar esse patrimônio cultural, abrindo novos mercados e gerando renda para os artesãos.

Saiba mais
Localização: Salvador/BA Duração: 1 ano Gênero: mulheres Artesãos beneficiados: 12
Tecelagem - 2002-2003

Também conhecido como alaká, pano-de-alaká ou pano-de-cuia, o pano-da-costa é de origem africana e compõe a indumentária da roupa de baiana. Seu uso está intimamente ligado ao âmbito das religiões afro-brasileiras e obedece às cores simbólicas dos orixás. Sua denominação faz referência à costa africana, mais precisamente a ocidental, local de origem dos muitos produtos […]

Saiba mais
Localização: Salvador/BA Duração: 1 ano Gênero: homens e mulheres Artesãos beneficiados: 8
Tecelagem - 2006-2008

O projeto Tecelagem de Tradição, realizado pelo Artesanato Solidário/ArteSol e pelo Instituto WalMart em parceria com a ASJFG, valoriza as culturas tradicionais e a promoção dos patrimônios culturais.

Saiba mais
Localização: Lauro de Freitas/BA Duração: 2 anos Gênero: mulheres Artesãos beneficiados: 15

O município de Bezerros (PE) tem sido dos polos mais atrativos do país em xilogravura popular. Alguns artistas bezerrenses como J. Borges, J. Miguel, Joel, Amaro, Severino e Givanildo têm uma produção artística reconhecida regional, nacional e internacionalmente.

Saiba mais
Localização: Bezerros/PE Duração: 2 anos Gênero: homens Artesãos beneficiados: 15