Bordado - 2015|2016

Projeto financiado pelo Instituto Lojas Renner, que beneficiou 30 bordadeiras de filé da Associação das Mulheres Rendeiras de Marechal Deodoro (AMUR) – Alagoas.

Saiba mais
Localização: Marechal Deodoro Duração: 9 meses Gênero: Mulheres Artesãos beneficiados: 30
Renda - 2002-2003

A produção da renda de almofada, ou renda de bilros, em São Sebastião, é de excelente qualidade, destacando-se, no Nordeste, também pela fidelidade das artesãs ao padrão tradicional da comunidade.

Saiba mais
Localização: São Sebastião/AL Duração: 1 ano Gênero: mulheres Artesãos beneficiados: 21
Bordado - 2002-2003

Labirinto é uma renda tradicional em Alagoas, sendo um dos seus principais polos o município de Marechal Deodoro, que dista 25 km da Capital.

Saiba mais
Localização: Marechal Deodoro/AL Duração: 1 ano Gênero: mulheres Artesãos beneficiados: 22
Técnicas Diversas - 2006-2008

São produzidas diversas peças, como espátulas, botões, embalagens, chapéus, bolsas, flores, arranjos, dentre outros produtos de artesanato desenvolvidos com a fibra do coqueiro e a casca do coco, em projeto implantado pelo Artesanato Solidário/ArteSol.

Saiba mais
Localização: Maceió/AL Duração: 2 anos Gênero: mulheres (paneiro) e homens (coco) Artesãos beneficiados: 25
Cerâmica - 2002-2003

A arte da cerâmica de Lagoa da Canoa/AL, tradicional na técnica empregada, pede uma sofisticada recepção para ser assimilada. Confeccionada nos moldes e modelos ancestrais, exprime o gosto refinado das coisas simples, não rebuscadas, funcionais.

Saiba mais
Localização: Lagoa da Canoa/AL Duração: 1 ano Gênero: mulheres e homens Artesãos beneficiados: 17
Bordado - 1998; 2002-2003 e 2005-2006 (3 intervenções)

O artesanato é uma de suas principais atividades econômicas, especialmente o bordado Boa Noite, trabalho único no Brasil, executado pelas mulheres do local. Desvalorizado e quase esquecido, esse bordado foi revitalizado, aperfeiçoado e atualizando no tocante a tamanhos e funções, incorporando novas influências da vida moderna.

Saiba mais
Localização: Pão de Açúcar/AL Duração: 3 anos Gênero: mulheres Artesãos beneficiados: 37
Bordado - 2000 | 2005 | 2009-2010 (3 intervenções)

Em Entremontes, localidade do município de Piranhas em Alagoas, à margem do rio São Francisco, um grande número de mulheres detém a arte do bordado redendê e do ponto-cruz. Habilidade herdada de suas mães e avós, a atividade do bordado está tão presente na vida da comunidade quanto o desafio de seus maridos, pais e filhos de recolher do São Francisco o sustento do dia-a-dia. Com linha, agulha, bastidores e tesourinhas, as mulheres de Entremontes vão compondo nos tecidos, ponto a ponto, desenhos a partir das duas técnicas de bordado mais difundidas na região: o Redendê e o Ponto de Marca (também conhecido como ponto de cruz).

Saiba mais
Localização: Entremontes/AL Duração: 3 anos Gênero: todas mulheres Artesãos beneficiados: 57
Tecelagem - 2001-2002 | 2005-2006 (2 intervenções)

Nos tempos de Delmiro Gouveia, empresário da indústria têxtil que hoje dá nome ao município, a região chegou a ser um importante pólo industrial e comercial na área de fios e linhas de algodão.

Mas dizem no Xingó que houve um momento em que muitos teares foram queimados no município. Fizeram uma grande fogueira na praça da cidade e os teares incendiados. As histórias fazem referência a um período em que as tecedeiras atribuíam aos seus teares a razão de sua pobreza e da falta de melhores e novas oportunidades de trabalho. Por meio deles perpetuavam-se esquemas arraigados de intermediação e comercialização da tecelagem tradicional lá produzida.

Saiba mais
Localização: Delmiro Gouveia/AL Duração: 2 anos Gênero: mulheres Artesãos beneficiados: 13
1 2