Bordado - 2001-2002 | 2005-2006 (2 intervenções)

Porto da Folha (SE) é um dos locais de origem do tradicional bordado redendê no Baixo São Francisco.

Saiba mais
Localização: Porto da Folha Duração: 2 anos Gênero: Mulheres Artesãos beneficiados: 25 artesãs
Tecelagem - 2000 | 2002-2003 (2 intervenções)

Em Poço Verde, a tecelagem é um ofício que remonta à tradição indígena e à influência europeia, presentes nos tipos de teares e nos desenhos aplicados em redes, mantas e tapetes. Baseado na produção familiar, esse trabalho envolve as mulheres no preparo da matéria-prima, tingimento, tecelagem e acabamento. Os homens, quando não estão na roça, […]

Saiba mais
Localização: Poço Verde (SE) Duração: 3 anos Gênero: Mulheres Artesãos beneficiados: 55
Bordado - 2001-2002 | 2005-2006 (2 intervenções)

Localizado na Microrregião Sergipana do sertão do São Francisco, Poço Redondo é um dos municípios de maior expressividade cultural da região. Suas manifestações populares, como a “Cavalhada”, são conhecidas em toda a região. Também sua produção artesanal é bastante variada, incluindo o tradicional bordado “redendê”, a escultura em madeira e o trançado com fibras de […]

Saiba mais
Localização: Poço Redondo (SE) Duração: 2 anos Gênero: Mulheres Artesãos beneficiados: 24 artesãos e 95 beneficiados indiretos.
Cerâmica - 2002-2003

A produção de cerâmica de Itabaianinha/SE, um dos núcleos de artesanato de tradição ligados ao Artesanato Solidário/ArteSol, traz em sua técnica e matéria-prima elementos da cerâmica indígena. Cerca de 12 artesãs da localidade mantêm viva a tradição local de fazer os alguidares, pratos, cumbucas e tigelas sentadas no chão, sem o auxílio do torno. Para criar os mais variados desenhos, as mulheres usam a casca da jurema ou do murici, de onde extraem um corante cozido em água durante vários dias.

Saiba mais
Localização: Itabaianinha (SE) Duração: 1 ano Gênero: Mulheres Artesãos beneficiados: 22
Renda - 2000 | 2002-2003 | 2009-2010 (3 intervenções)

A renda executada no município de Divina Pastora, Estado de Sergipe, é conhecida como renda irlandesa ou ponto de Irlanda. Criada na Europa, possivelmente no norte da Itália, por volta dos séculos XVI ou XVII, ela foi preservada nos conventos da Irlanda, de onde se difundiu para diversas partes do mundo.

Saiba mais
Localização: Divina Pastora/SE Duração: 3 anos Gênero: mulheres Artesãos beneficiados: 52