Marechal Deodoro/AL

Bordado - 2015|2016

renda-rendada-amur-junho-paula renata-186 edit

Cidade:

Marechal Deodoro

Duração:

9 meses

Artesãos Beneficiados:

30

Parceiro Financiador:

Parceiros apoiadores:

Gênero:

Mulheres

Histórico:

Marechal Deodoro é um pequeno município localizado na região metropolitana de Maceió (Alagoas), tombado como Patrimônio Histórico Nacional. O local é um importante polo de renda filé, produzida essencialmente por mulheres, cuja receita é muito significativa para a economia local e está diretamente relacionada com o turismo. Com a população estimada em 51 mil habitantes, a economia regional gira em torno das produções de cana de açúcar e coco, da pesca, do turismo e do artesanato. A tradição do fazer artesanal está enraizada na cultura das famílias. O bordado filé alagoano recebeu o selo de Identificação Geográfica do Instituto Nacional da Propriedade intelectual (INPI) em abril de 2016.

 

Projeto:

O projeto Renda Rendada foi financiado pelo Instituto Lojas Renner, e  beneficiou 17 bordadeiras de filé da Associação das Mulheres Rendeiras de Marechal Deodoro (AMUR), cujo ofício é uma produção cultural genuína do Brasil. Durante o diagnóstico foi percebida a necessidade de aprimoramento das habilidades empreendedoras como melhorias de gestão e inovação para ampliar a comercialização dos produtos. Outro foco foi a melhoria na qualidade, o desenvolvimento de estilo trazendo contemporaneidade aos produtos, direcionando-os para o mercado da moda e design, ressaltando a identidade cultural das peças para viabilizar a entrada dos produtos do bordado filé em mercados além do eixo turístico local.

O Projeto Renda Rendada ofereceu às rendeiras conhecimentos e estratégias de atuação em diversas frentes, estimulando a autonomia e o protagonismo para o desenvolvimento da associação e, consequentemente, da comunidade local. No projeto foram contemplados temas como: elaboração e implementação do plano de negócio; estruturação e fortalecimento do sistema de governança da associação; novas articulações e parcerias; criação de nova linha de produtos e o uso dos meios digitais como ferramentas de divulgação e impulsionamento do negócio.

Ao final do projeto, a nova coleção foi lançada na 29ª Craft Design e a ArteSol fez a representação comercial, seguida do monitoramento das vendas. Confira aqui os produtos da AMUR.