Ponto dos Volantes/MG

Cerâmica - 2015

A artesã Alice, presidente da Associação dos Artesãos de Santana do Araçuaí. Foto feita durante o Projeto Cultura Sustentável no Jequitinhonha. Crédito: Jô Masson | ArteSol.

Cidade:

Ponto dos Volantes

Duração:

1 ano

Artesãos Beneficiados:

13

Parceiro Financiador:

Gênero:

mulheres

 

Histórico*:

Ponto dos Volantes fica na região do Vale do Jequitinhonha e é um município recente, emancipado em 1995 e que agrega o distrito de Santana do Araçuaí e diversos povoados. A economia da cidade é baseada na pecuária de leite e na atividade agrícola. O artesanato em cerâmica também é uma marca regional. O período de maior crescimento da região foi em 1940, com a construção da BR 166 Rio-Bahia, no governo Getúlio Vargas.

Desde o início do século 19 a região era um ponto de apoio para viajantes. O primeiro nome do povoado foi “Terra Viamão”. Posteriormente também se chamaria Barra dos Pilões em referência a confluência dos Córregos do Pilão, São João, São Joanico, Anta Podre e Cardoso, que contavam as imediações do lugarejo. A denominação atual de Ponto dos Volantes é devido ao ponto de apoio a caminhoneiros que se formou no local, que concentrava grande número de veículos.

Projeto:

Durante o diagnóstico foi percebido que a comunidade ficou muito abalada com o falecimento de Dona Isabel, grande liderança local. Foi realizado então um trabalho de resgate da produção de moringas – algumas artesãs nunca haviam feito este produto. O trabalho começou com o envolvimento da comunidade escolar local, com um programa realizado em parceria entre as artesãs e a escola. Foram realizadas diversas atividades: os alunos fizeram uma pesquisa sobre o artesanato regional e descobriram que a cerâmica do Vale do Jequitinhonha e Dona Isabel são reconhecidos internacionalmente. As crianças conheceram o trabalho das artesãs, modelaram barro e ficaram muito interessadas, o que contribuiu para a elevação da autoestima e o envolvimento com o projeto.  Foram realizadas capacitações para manter a elaboração de plano estratégico, a reorganização interna da associação, desenvolver o protagonismo feminino e o trabalho conjunto, bem como o aprimoramento dos produtos, com uma nova coleção que contempla a cultural local.

*com informações de IABS.

Execução: ArteSol, Raízes DS, Universidade de Girona e S. Talk.