Bordadeiras do Sono

Localização Comunidade Baixio de Dentro - Parati/RJ - CEP 2397000
Contatos AbrirFechar

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato com este membro da Rede Artesol.

Enviando mensagem. Por favor aguarde.
Sua mensagem foi enviada! Aguarde o retorno do membro da rede contactado, ou fale com a Artesol.
Infelizmente ocorreu um erro no envio da sua mensagem. Por favor utilize uma das formas de contato abaixo.
E-mail bordadeirasdapraiadosono@gmail.com
Telefone (24) 999957866
Contato Zeni

As mãos que criam, criam o que?

 

As bordadeiras da Praia do Sono tramam com cores, formas e graça os elementos do cotidiano caiçara em desenhos lúdicos que são criados por artistas locais como Thiago Alvarenga e Anderson Castro. Os artistas fazem os traçados no tecido que depois é bordado pelo grupo e aplicado em painéis temáticos. Com traços rústicos e singulares, elas representam a Mata Atlântica, os bichos, as flores, as lendas, o cotidiano dos pescadores e o mar que emoldura a comunidade. Além dos quadros, elas desenvolvem  produtos utilitários como capas de caderno, porta óculos e marca páginas e bordados.

Onde criam?

Foto: Gilberto Marques

 

Imersa em meio a Mata Atlântica, a praia do Sono é uma das mais belas de Paraty. A enseada é acessada apenas por trilha ou de barco. Trata-se de uma praia de areia branca e fofa com águas calmas e transparentes onde vivem apenas artesãs e pescadores. A praia faz parte da Àrea de Proteção Ambiental Cairuçu .

Quem cria?

O grupo Bordadeira da Praia do Sono  teve início em 2007 a partir de um projeto do SEBRAE junto ao artista plástico Luiz Eduardo Pontual com a proposta de estimular a revitalização cultural e a geração de renda através do artesanato.  Na época a designer Fernanda Casanho desenvolveu uma consultoria voltada para o aprendizado do bordado. Hoje, o grupo se desenvolve de forma independente, mas conta com apoio de organizações como a Associação Cairuçu, que tem incentivado as bordadeiras através de iniciativas de capacitação para a qualificação do produto final e organização de exposições para a venda. Hoje, a comercialização acontece na própria comunidade diretamente para os turistas, ou através de encomendas.

Localização
Técnica relacionada