Nordeste

ALAGOAS

Museu Theo Brandão

Sobre: O Museu Theo Brandão foi criado em 20 de agosto de 1975 para receber a coleção de arte popular do professor e folclorista Theo Brandão, doado à Universidade Federal de Alagoas.

Administrado pela UFAL, e abriga coleções de arte popular e tradições regionais.

Site

Telefone: (82) 3214-1711

Endereço: Av. da Paz, 1490, Centro,

Maceió/AL

Terça a sexta das 09 às 17h

Casa do Patrimônio de Maceió

Sobre: Projeto do fomento ao diálogo entre o Iphan e a sociedade, a Casa do Patrimônio de Maceió não se restringe às suas instalações físicas e visa interligar experiências e espaços que promovam práticas e atividades de valorização do patrimônio cultural. Esta interação é promovida pela movimentação do espaço de exposição permanente, ocupado pela mostra "A Invenção da Terra", que contém mais de trezentas peças de arte popular, e também por meio do espaço de exposições temporárias.

Telefone: (82) 3221-6073

Endereço: Rua Sá e Albuquerque, 157, Jaraguá

Maceió/AL

Terça-feira a domingo (inclusive feriados), das 9h às 17h

BAHIA

Solar Ferrão

Sobre: O Solar Ferrão é um espaço de arte, cultura e memória, instalado em um dos mais importantes monumentos da poligonal do Centro Histórico de Salvador. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1938, o casarão construído entre o fim do século XVII e início do XVIII possui seis pavimentos e abriga a Galeria Solar Ferrão, o Museu Abelardo Rodrigues e quatro coleções: a de Arte Africana Claudio Masella, a de Arte Popular, as “Plásticas Sonoras” de Walter Smetak e Coleção de Instrumentos Musicais Tradicionais Emília Biancardi.

Telefone: (71) 3116.6743

Endereço: Rua Gregório de Mattos, nº 45 – Pelourinho

Salvador/BA

Terça a sexta, das 12h às 18h; Sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h

Instituto Mauá

Desde a sua fundação, em 1939, o Mauá sempre levou adiante a defesa da produção artesanal.

Na sede do Centro Histórico, um acervo permanente traz peças de renomados artesãos, referência em suas áreas de atuação.

Telefone: (71) 3116-6178

Endereço: Largo do Pôrto da Barra, 2 - Barra,

Salvador/BA

Segunda a sexta das 08:30 às 18h

CEARÁ

Museu da Cultura Cearense

Sobre: O Museu da Cultura Cearense (MCC) é um museu etnográfico que tem como proposta promover a difusão, a fruição e a apropriação do Patrimônio Cultural do Estado do Ceará, mediante ações museológicas de pesquisa, preservação e comunicação, visando a inclusão e desenvolvimento sociocultural.

O MCC busca tornar-se um espaço inclusivo, de produção de conhecimento por meio da relação entre educação formal, não-formal e informal; e expressar a cultura cearense de forma contextual e reflexiva: seus conflitos, contradições e temporalidades, valorizando a produção cultural dos cearenses, sua criatividade e diferentes formas de ser, estar no mundo, relacionar-se com o meio ambiente e com outros sujeitos sociais.

Site

Telefone:  55 (85) 3488 8600

Endereço: Rua Dragão do Mar 81, Praia de Iracema - CEP: 60060-390

Fortaleza/CE

Terça a sexta, das 9h às 19h; Sábados, domingos e feriados das 14h às 21h

Casa de José de Alencar - Museu Arthur Ramos

Sobre: O acervo está dividido em duas partes: Coleção Luiza Ramos, que contempla amostras vindas de vários Estados do Brasil e do exterior (Portugal, China e França, por exemplo), e Coleção Rendas do Ceará, cujas peças provenientes de cidades diferentes foram coletadas pela pesquisadora Valdelice Carneiro Girão. Ambas inspiram estudantes e pesquisadores, como a museóloga do espaço, Márcia Pereira de Oliveira. Em 2014, ela defendeu a dissertação “Coleção Luiza Ramos: um nordeste imaginado em rendas”.

Site

Telefone:  (85) 3229 1898

Endereço: Endereço: Av. Washington Soares, 6055 - Messejana - CEP 60830-640 - Fortaleza - CE

Segunda a Sexta das 8h às 17h; Sábados, Domingos e Feriados das 8h às 15h

PARAÍBA

Museu Casa do Artista Popular

Sobre: A Casa do Artista Popular tem a finalidade de reunir o acervo representativo do artesanato e da arte popular paraibana, promovendo a efetiva integração da atividade artesanal à atividade turística, contribuindo para a preservação das atividades artesanais, que guardam traços da história, das crenças, dos costumes e das tradições sócio-culturais da Paraíba.
O Acervo é composto de mais de 1000 peças, representando todo o artesanato genuíno da Paraíba, de 09 tipologias: barro, madeira, fibras, fios, pedras, metais, couro, artesanato indígena e material reciclado.

Telefone: (83) 3221-2267

Endereço: Praça da Independência, 56 - Centro

João Pessoa/PB

PERNAMBUCO

Museu do Homem do Nordeste

O Museu do Homem do Nordeste – Muhne – é um órgão federal (vinculado à Fundação Joaquim Nabuco/Ministério da Educação), que reúne acervos que revelam a pluralidade das culturas negras, indígenas e brancas desde nossas origens até os diferentes desdobramentos e misturas que formam o que hoje é chamado genericamente de cultura brasileira. Esses acervos servem de suporte para construir narrativas que estão traduzidas em exposições etnográficas e exposições de arte, assim como em ações educativas de mediação cultural e em diferentes eventos que compõem a programação cultural do museu.

Seu acervo é composto de coleções caracterizadas pela heterogeneidade e variedade, desde objetos provenientes das casas das famílias dos senhores de engenhos, até objetos simples, de uso cotidiano das famílias pobres. No acervo também estão presentes coleções de arte popular, de brinquedos populares, vestuários e instrumentos das festas populares, objetos dos povos indígenas e muitos outros que revelam a diversidade cultural de nossa sociedade.

Site

Telefone:  (81) 3073 6340

Endereço: Av. Dezessete de Agosto, 2187 - Casa Forte,

Recife/PE

Terça a Domingo 08:30 às 17h

Centro de Artesanato de Pernambuco - Unidade Bezerros

Sobre: O espaço foi planejado pela AD Diper - órgão estadual responsável, entre outras atribuições, pelo desenvolvimento do artesanato como uma cadeia econômica produtiva – para abrigar a diversificada produção estadual, tanto de estilos quanto de materiais e técnicas.

Erguido num terreno de 12 mil metros quadrados, em fevereiro 2003, o Centro de Artesanato de Pernambuco é composto por loja, museu e auditório, totalizando 1,6 mil metros quadrados de área de construída. Localizado no município de Bezerros, no Agreste, que possui forte expressão na arte popular, na xilogravura e é berço do Papangu e de suas tradicionais máscaras carnavalescas.

Site

Telefone:  (81) 3728-6650

Endereço: Avenida Major Aprígio da Fonseca, 1.100. BR 232. Km 107.

Bezerros/PE

Segunda a sábado das 08h às 17h; domingo das 08h às 14h

Centro de Artesanato de Pernambuco - Unidade Recife

Sobre: Com uma área de mais de 2,5 mil m², o espaço traz ambientes decorados para que o visitante possa visualizar a utilização de peças artesanais em espaços como sala de estar, sala de jantar, quarto, entre outros, através de um olhar contemporâneo. A loja tem artesanato das mais diversas matérias-primas, como cerâmica, madeira, vidro, metal, renda, têxtil e outros. 

O Centro é mais uma ação integrada do Governo do Estado, através da Diretoria de Artesanato da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (SDEC), e funciona como ponto de convergência entre todas as iniciativas do Programa do Artesanato de Pernambuco (PAPE), como a Fenearte, a Unidade Móvel do Artesanato e o apoio aos artesãos nas diversas feiras realizadas no Brasil.

Site

Telefone:  (81) 3181.3450

Endereço: Av. Alfredo Lisboa

Recife/PE

Segunda a sábado das 08h às 19h; domingo das 08h às 16h

Cais do Sertão

Sobre: o Cais do Sertão, instalado no antigo Armazém 10 do Porto do Recife, é um local de convivência, diversão e conhecimento, polo gerador de novas ideias e experiências. Abrigando e reverenciando a obra de Luiz Gonzaga, o grande homenageado do espaço, o Cais traz para a beira-mar da capital do Estado um pouco do solo rico e generoso da cultura popular do sertão.
O Cais utiliza os mais variados e inovadores recursos expositivos e tecnológicos para, em um diálogo entre a tradição e a invenção, proporcionar aos visitantes uma experiência de imersão no belo e sofrido universo sertanejo – origem e fonte de inspiração gonzaguiana – em toda a sua diversidade e complexidade.

Site

Telefone:  (81) 4042-0484

Endereço: Armazen 10 - Av. Alfredo Lisboa, s/n

Recife/PE

Terça a sexta das 09 às 17h; sábados e domingos das 13 às 17h

SERGIPE

Museu da Gente Sergipana

Sobre: Aberto em 2011, o Museu da Gente Sergipana é um espaço cultural voltado à interpretação da nossa identidade. Localizado no antigo Atheneuzinho, no centro histórico de Aracaju, é um centro cultural dinâmico e em constante construção, mais que um museu estático e definitivo.

Site

Telefone: (79) 3218-1551

Endereço: Avenida Ivo do Prado, 398, Centro, Aracaju - Se

Terça a sexta das 10h às 16h; Sábados e domingos das 10h  às 15h