Sudeste

MINAS GERAIS

Museu de Artes e Ofícios

Sobre: A coleção que deu origem ao Museu de Artes e Ofícios (MAO), formada por peças originais dos séculos XVIII ao XX, foi iniciada há cerca de cinquenta anos pelo engenheiro Flávio Gutierrez, pai de Angela Gutierrez, idealizadora do Museu e Presidente do Instituto Cultural Flávio Gutierrez. Ao longo dos anos, as peças reunidas passaram por um processo de restauração, conservação e pesquisa, investimento da própria colecionadora. acervo do Museu é tombado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Site

Telefone: (31) 3248 8600

Endereço: Praça Rui Barbosa 600 (Praça da Estação) Centro

Belo Horizonte MG

Terça das 09 às 21h; Quarta a domingo das 09 às 17h

Centro de arte popular Cemig

Sobre: Espaço privilegiado de divulgação e apreciação da arte popular de todo o Estado de Minas Gerais, o acervo do museu conduz o visitante ao imaginário de diferentes artistas. Com aproximadamente 800 peças, entre criações que remetem a pinturas rupestres e outras que dialogam com os grafites urbanos, o CAP se apresenta como espaço aberto às mais diversas manifestações da arte popular, perpassando linguagens como escultura, pintura e desenho, entre muitas outras. Para tanto, o edifício dispõe de quatro salas de exposições de longa duração, auditório multiuso, café, loja, centro de informação, além de um ambiente reservado a mostras temporárias.

Telefone: (31) 3222-3231

Endereço:  R. Gonçalves Dias, 1608 - Lourdes

Belo Horizonte/MG

3ª, 4ª e 6ª das 10h às 19h, 5ª das 12h às 21h, sáb. e dom.e feriados das 12h às 19h

RIO DE JANEIRO

Museu Casa do Pontal

Sobre: O Museu Casa do Pontal, situado no Rio de Janeiro, é considerado o maior e mais significativo museu de arte popular brasileira. A coleção composta por cerca de 8.000 peças foi reunida pelo francês Jacques Van de Beuque (1922-2000), responsável também pela construção do Museu, iniciada em 1976. O acervo e a edificação foram tombados em 1991 e constituem um patrimônio de interesse público. Conta com a certificação da UNESCO e recebeu diversas premiações por sua atuação, entre elas a Ordem do Mérito Cultural, em 2005. Personalidades nacionais e internacionais consideram o museu como uma referência na cultura brasileira. O escritor José Saramago inspirou-se na visita ao acervo para escrever o livro “A Caverna”, publicado em 2000. Em 2004, Gilberto Gil, na época Ministro da Cultura, afirmou: “O Museu Casa do Pontal é um retrato 3x4 do Brasil”. Em 2010, a instituição ganhou o Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, na categoria "Patrimônio Material".

Site

Telefone:  (21) 2490-2429

Endereço: Estrada do Pontal, 3295 Recreio dos Bandeirantes

Rio de Janeiro/RJ

Terça a domingo das 10h às 17h

CRAB - O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro

Sobre: O CRAB desenvolve suas ações por meio de diversas formas de relacionamento com o público, respeitando os hábitos, os gostos e a própria natureza do artesanato. O conceito base vem do tripé emoção, conhecimento e comercialização, que, integrados, levam em conta novas conexões, novos modos de viver e apreender o artesanato. Como expressão criativa brasileira, o artesanato é visto em conexão e diálogo com outros segmentos da economia criativa como o design, as artes, a moda e a cultura. Trazer à luz a marca “Artesanato Brasileiro” como referência mundial de qualidade é o propósito maior do CRAB.

Site

Telefone:  (21) 3380-1855

Endereço: Praça Tiradentes, 71 - Centro, Rio de Janeiro – RJ

Terça a Sábado 10:00 às 17:00

Museu de Folclore Edison Carneiro

O Museu de Folclore Edison Carneiro, criado em 1968, soma hoje cerca de 16 mil objetos, que alimentam tanto a exposição de longa duração, recentemente reformulada, quanto as exposições temporárias da Galeria Mestre Vitalino, atualmente fechada para obras.

De vários autores, técnicas e procedências, estes objetos estão abrigados em reservas técnicas, disponíveis para consulta de pesquisadores em geral mediante agendamento.

Site

Telefone:  (21) 3826-4325 / 3826-4438

Endereço: Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular Rua do Catete, 179 – Catete – Rio de Janeiro/RJ

Terça a sexta das 10h  às 18h. Sábados, domingos e feriados das 15h às 18h

SÃO PAULO

MAP

Sobre: Inaugurado em 2007 como Ponto de Cultura, teve como objeto de convênio a aquisição de obras e a programação de atividades extras de formação e difusão cultural. Possui centenas de obras dos mais importantes artistas populares do Brasil, entre eles Aécio de Andrade, Cícero Lourenço, João Cândido da Silva, Lourdes de Deus, Odonagué e Waldomiro de Deus e artistas da cidade como Jerônimo Soares, Zé Pretinho e Geni Santos, com pinturas, objetos, esculturas e xilogravuras. Além da exposição do acervo, realiza ações educativas e festas que permeiam expressões plásticas e cênicas da cultura popular. Organiza também exposições temporárias de outros artistas e vertentes, estendendo-se ao Espaço Portinari, situado no Centro Cultural Diadema, onde são realizadas oficinas culturais.

Telefone:  (11) 4071-4243

Endereço: R. Graciosa, 300 -Centro

Diadema/SP

Segunda a sexta das 09 às 18h; sábado das 09 às 14h

Galeria Estação

Sobre: Com um acervo entre os pioneiros e mais importantes do país, a Galeria Estação, inaugurada no final de 2004 por Vilma Eid e Roberto Eid Philipp, consagrou-se por revelar e promover a produção de arte brasileira não erudita. A sua atuação foi decisiva pela inclusão dessa linguagem no circuito artístico contemporâneo, ao editar publicações e realizar exposições individuais e coletivas sob o olhar dos principais curadores e críticos do país. Brasil, além de individuais e de integrar coletivas prestigiadas, os artistas da galeria têm suas obras em acervos de importantes colecionadores brasileiros e de instituições de ponta.

Endereço: Rua Ferreira Araújo, 625 - Pinheiros

São Paulo /SP

Segunda à sexta das 11h às 19h  e sábado das 11h às 15h

Museu A Casa

A CASA museu do objeto brasileiro tem o objetivo de contribuir para o reconhecimento, valorização e desenvolvimento do artesanato e do design, incrementando a percepção consciente a respeito do produto brasileiro. Desde 1997 o museu A CASA se dedica a apresentar o Brasil de várias formas, como um local de expressão cultural. 

Site

Telefone: 11 3814 9711

Endereço: Av. Pedroso de Morais, 1216, Pinheiros

São Paulo - SP

Terça a domingo, das 10h às 18h30