CCSP transbordou arte, cultura, inspiração e reflexões sobre a Amazônia durante Festival Criativos por Tradição

 

 

 

No último fim de semana, curadores, artesãos, designers, gestores e ativistas da Amazônia ocuparam o Centro Cultural São Paulo, na capital paulista, durante o Festival Criativos por Tradição. O grande encontro fez parte da programação do evento promovido pela Artesol através do patrocínio da Vale e apoio da Pernambucanas.  

De 16 e 18 de setembro, o público que passou pelo espaço pode participar de diversas atividades como uma exposição de objetos artesanais exclusivos, um seminário, oito diferentes oficinas de artesanato, além de uma grande feira.  

Nessas oficinas, os participantes puderam aprender a fazer a cerâmica ancestral tapajoara com os mestres artesãos da Amazônia, entalhar pássaros como o uirapuru em madeiras de miriti e criar acessórios multicoloridos com o látex artesanal produzido nos seringais do Acre, por exemplo.

O objetivo das oficinas era aproximar o público das técnicas a partir de uma experiência mão na massa. Além das oficinas, o seminário promoveu rodas de conversas com artesãos, ativistas, designers e pesquisadores da Amazônia, gerando reflexões e discussões sobre economia criativa, cultura imaterial, políticas públicas e os processos de co-criação relacionados a iniciativas que são referência de desenvolvimento sustentável na região. 

A feira de artesanato, por sua vez, apresentou uma diversificada oferta de produtos da Amazônia para como bichos de marchetaria, colares e pulseiras da etnia Krahô, cestas tramadas em arumã, cerâmica moldada com técnica waurá no Xingu, entre outros objetos que carregam a história e das expressões culturais da Floresta Amazônica e sua gente.

Durante o fim de semana, o público também pode visitar a exposição Amazônia Conexões que vai até 03 de outubro. A mostra que integra a programação do Festival reúne mais de uma centena de objetos artesanais e vídeos sobre a história, o modo de vida, os saberes populares e a linguagem criativa de oito diferentes comunidades da Amazônia, incluindo povos indígenas como os Baniwa e krahô, vilas de ceramistas tapajônicos e povoados de seringueiros.

 Por se tratar de um evento híbrido, o Festival conta com uma plataforma virtual (criativosportradicao.org.br), onde os visitantes podem fazer um tour pela mostra, acessar conteúdos sobre o universo do fazer artesanal da Amazônia, assistir às palestras do seminário e às oficinas ministradas pelos artesãos.  “A plataforma digital irá proporcionar ao público de qualquer lugar do planeta uma imersão no contexto cultural e simbólico dos artesãos da maior floresta tropical do mundo”, afirma Josiane Masson, diretora executiva da Artesol.

 

 

 

Leia mais reportagens