Esperança/PB

No Sítio de Riacho Fundo, no município de Esperança, na Paraíba, vivem aproximadamente 250 pessoas. É um lugar seco, desmatado, onde se cultiva feijão, milho, fava, batatinha e macaxeira. Tem posto de saúde, escola municipal, igreja, Associação dos Trabalhadores Rurais e a Casa da Boneca Esperança. Entre linhas, fios, enfeites, panos e um fazer tradicional ancestral, foi encontrada a mestre Socorro da Conceição de 60 anos, que desde os sete faz bonecas.

Tema: Brinquedos - 2000 | 2003 | 2009-2010 (3 Intervenções)

Cidade: Esperança/PB

Duração: 3 anos

Artesãos Beneficiados: 27

Gênero: a maioria mulheres

No Sítio de Riacho Fundo, no município de Esperança, na Paraíba, vivem aproximadamente 250 pessoas. É um lugar seco, desmatado, onde se cultiva feijão, milho, fava, batatinha e macaxeira. Tem posto de saúde, escola municipal, igreja, Associação dos Trabalhadores Rurais e a Casa da Boneca Esperança.

Entre linhas, fios, enfeites, panos e um fazer tradicional ancestral, foi encontrada a mestre Socorro da Conceição de 60 anos, que desde os sete faz bonecas.

Após o trabalho realizado pelo Artesanato Solidário/ArteSol, 40 artesãos de 13 a 72 ano
s, inclusive homens, produzem os mais diversos tipos de bonecas. O sentimento comum é o carinho e o cuidado com que fazem cada peça tornar-se única. São bonecas grandes, pequenas, morenas, loiras, negras, casais de noivos e famílias.

A partir desse trabalho, a valorização da atividade, o fortalecimento da autoestima, a melhoria da qualidade de vida e o reconhecimento do artesanato pela comunidade foram significativamente conquistados. Antes da chegada do Artesanato Solidário/ArteSol em Esperança, as bonecas eram confeccionadas esporadicamente como passatempo, mas hoje os artesãos chegam a produzir 500 peças/mês, aumentando consideravelmente sua renda.

Parceiro Financiador:

Leia mais reportagens