Itaobim/MG

O sucesso das caixas de taboa no mercado consumidor tem garantido aos artesãos de Itaobim uma renda regular e promovido uma real melhoria em suas condições de vida.

Tema: Trançado e Cestaria - 2001-2003

Cidade: Itaobim/MG

Duração: 2 anos

Artesãos Beneficiados: 22

Gênero: a maioria mulheres

Em Itaobim/MG, situado no Vale do Jequitinhonha e um dos núcleos de artesanato de tradição em que atua o Artesanato Solidário/ArteSol, cerca de 40 artesãos, reunidos  na ARTELUZ (Associação de Artesãos de Estação da Luz), desenvolvem trançados com a fibra da taboa, cujo nome científico é Typha dominguensis, planta que cresce rápido e toma qualquer espaço alagadiço.

Eles confeccionam várias peças, dentre elas as caixas trançadas em vários tamanhos, as quais têm função decorativa e também utilitária, ao servirem como embalagem para outros produtos. O sucesso das caixas de taboa no mercado consumidor tem garantido aos artesãos de Itaobim uma renda regular e promovido uma real melhoria em suas condições de vida. Como exemplo, entre os meses de agosto e outubro de 2003, apenas a Central ArteSol, em São Paulo, comercializou 618 caixas, gerando um volume de vendas de R$ 6.900,00,00 para o grupo de artesãos.

Parceiro Financiador:

Leia mais reportagens