Lamarão/BA

A beleza da cerâmica de Sítio Santana está na pureza e simplicidade dos potes. Passada informalmente de geração a geração, a atividade acompanha a comunidade desde sua existência e hoje é fomentada pelo Artesanato Solidário/ArteSol.

Tema: Cerâmica - 2002-2003

Cidade: Lamarão/BA

Duração: 1 ano

Artesãos Beneficiados: 19

Gênero: a maioria mulheres

Sítio Santana é um povoado que pertence ao município de Lamarão, situado a 10 km da sede, próximo à BR 116 e localizado a 177 km de Salvador, capital do estado. Sítio Santana tem como atividade econômica a agricultura e a pecuária e sua situação não difere da maioria das outras localidades do Nordeste do país, localizadas em áreas sob riscos de secas, que também convivem com a pobreza, analfabetismo, desnutrição, doenças e outros problemas muito comuns a esta população.

A comunidade sobrevive do trabalho como diaristas nas fazendas das redondezas, do cultivo de subsistência nos períodos das chuvas, quando regulares, e também das vendas de peças artesanais em cerâmica.

A beleza da cerâmica de Sítio Santana está na pureza e simplicidade dos potes. Passada informalmente de geração a geração, a atividade acompanha a comunidade desde sua existência e hoje é fomentada pelo Artesanato Solidário/ArteSol, que a incentiva a manter viva sua história e, com ela, gerar renda para as artesãs e suas famílias. Os artesãos de Lamarão reúnem-se na Associação Comunitária dos Artesãos de Sítio Santana.

Parceiro Financiador:

Leia mais reportagens