Marechal Deodoro/AL

Labirinto é uma renda tradicional em Alagoas, sendo um dos seus principais polos o município de Marechal Deodoro, que dista 25 km da Capital.

Tema: Bordado - 2002-2003

Cidade: Marechal Deodoro/AL

Duração: 1 ano

Artesãos Beneficiados: 22

Gênero: mulheres

Labirinto é uma renda tradicional em Alagoas, sendo um dos seus principais polos o município de Marechal Deodoro, que dista 25 km da Capital.  Hoje, importante centro turístico, Marechal tem como atração para o visitante, além da riqueza de seu artesanato (filé e labirinto), um conjunto arquitetônico do século XVIII e início do XIX.

Com o fluxo turístico, o filé, por se tratar de uma renda de confecção mais rápida e de material mais barato, desenvolveu-se no Município e as filezeiras se organizaram, desarticulando a produção do labirinto, que só vinha sendo produzido por encomenda.

Apesar da desarticulação e falta de comprador, muitas labirinteiras quiseram voltar à atividade que, no passado, representou importante fonte de renda feminina entre as deodorenses.

A partir deste diagnóstico, cerca de 30 labirinteiras formaram um grupo, tornando-se mais um dos núcleos de artesanato de tradição do Artesanato Solidário/ArteSol. Os padrões tradicionalmente utilizados nos bordados caracterizam-se, em sua maioria, por motivos florais.

Parceiro Financiador:


Leia mais reportagens