Santana do Araçuaí/MG

A produção cerâmica, tanto utilitária quanto decorativa, começou há cerca de 60 anos, com Isabel Mendes Cunha que levou à localidade – rica em barro de boa qualidade e colorações variadas – a técnica tradicional aprendida com a mãe.

Tema: Cerâmica- 2000 e 2002-2003

Cidade: Santana do Araçuaí/MG

Duração: 2 anos

Artesãos Beneficiados: 21

Gênero: a maioria mulheres

Santana do Araçuaí é um pequeno povoado de Ponto dos Volantes, no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, ligado à BR 116 por 11 km de estrada de terra, de acesso bastante razoável na época da seca, praticamente o ano inteiro.

Sua produção cerâmica, tanto utilitária quanto decorativo, começou há cerca de 60 anos, com Isabel Mendes Cunha que, ao se casar e para lá se mudar, levou à localidade – rica em barro de boa qualidade e colorações variadas – a técnica tradicional aprendida com a mãe, louceira, e passou a perseguir o sonho de modelar bonecas.

Ao repasse espontâneo a filhos, genro, nora e netos – o tradicional aprender vendo alguém fazer – somam-se as várias aulas que ministrou ao longo de seus 85 anos a quem quisesse aprender, que foram muitos.

Organizados na Associação de Artesãos, mais de 40 ceramistas vem produzindo, além das belíssimas bonecas e das galinhas com flores, jarros, morangas, vasos, conjuntos para feijoada, saladeiras, potes, miniaturas de casas, louça e fogões a lenha. Abrigado pela Associação, o Projeto Cerâmica de Santana do Araçuaí tem estimulado a divulgação dessa produção, visando à melhoria da qualidade de vida dos artesãos por meio do reconhecimento e da valorização de seu saber.

Parceiro Financiador:

Leia mais reportagens