Serrita/PE

Notou-se um aprimoramento da técnica de confecção e maior diversificação dos produtos, permitindo aos artesãos uma alternativa viável de geração de renda, com vistas à sustentabilidade de sua atividade tradicional.

Tema: Técnicas Diversas - 1998 e 2000/ 2002-2003 (3 Intervenções)

Cidade: Serrita/PE

Duração: 3 anos

Artesãos Beneficiados: 23

Gênero: Mulheres e homens

O município de Serrita, encravado no sertão pernambucano, a cerca de 600 km da capital do estado, é conhecido nacionalmente pela festa popular da Missa do Vaqueiro. Essa tradição cultural, resultante dos costumes relacionados ao desenvolvimento da pecuária extensiva do semi-árido, destaca a figura sertaneja do vaqueiro, símbolo da coragem, da resistência e da dignidade do nordestino.

Nessa região do Nordeste brasileiro, o vestuário, a música, a culinária, o artesanato em couro e a arte popular em geral estão marcados pela influência do vaqueiro, expressão de força e resistência, que se espalhou pelo país, ampliando o mercado para produtos e serviços que caracterizam a cultura do brasileiro nordestino.

O Projeto Frente Cultural de Serrita, uma parceria da Fundação Quinteto Violado com o Artesanato Solidário, identificou, estimulou, resgatou e registrou a expressão material e simbólica do cotidiano dos produtores artesanais do couro. Para possibilitar a aplicação da linguagem artística do imaginário popular sertanejo nordestino, impressa nos vazados e bordaduras que adornam o “gibão” (vestimenta dos vaqueiros), em produtos e objetos contemporâneos, o Artesanato Solidário implantou em março de 2000 o projeto na localidade com a Cooperativa Serritense de Arte e Cultura, que reuniu artesãos que detinham a técnica do artesanato em couro.

Em 2002, como complementação às ações iniciais, o Artesanato Solidário promoveu uma oficina de desenvolvimento de produtos em dois módulos, visando melhor adequar os produtos ao mercado consumidor.

Notou-se um aprimoramento da técnica de confecção e maior diversificação dos produtos, permitindo aos artesãos uma alternativa viável de geração de renda, com vistas à sustentabilidade de sua atividade tradicional.

Hoje o grupo conta com 23 artesãos e 115 beneficiários indiretos.

Parceiro Financiador:

Leia mais reportagens