Irineu do Mestre

Localização Fazenda Cacimbinha - Salgueiro/PE - CEP 56000-000
Contatos AbrirFechar
Contato Irineu do Mestre (os contatos devem ser feitos preferencialmente via whatsapp)

As mãos que criam, criam o que?

Com o couro de bovinos, caprinos e ovinos, Irineu do mestre produz peças de vestuário, acessórios, como bolsas, cintos e sandálias, além de arreios para os vaqueiros. A matéria prima é subproduto da pecuária,  fechando um ciclo de aproveitamento de todos os produtos gerados pela atividade. 

Quem cria?

“Nasci- me na Cacimbinha, neste belo torrão. Sou filho de Zé do Mestre e também sou artesão. Tornei-me um artista nato, hoje vivo do artesanato, por ofício e vocação”.

Irineu José Barbosa, conhecido como Irineu do Mestre, é da terceira geração de uma família de artesãos em couro, material que tem forte presença nos sertões brasileiros. Neto de Mestre Luiz e filho de Zé do Mestre, Irineu foi o único filho a dar continuidade à herança deixada pelos patriarcas. Seu pai, Zé do mestre, também foi o único, dos 16 filhos de Mestre Luiz, a trabalhar com o couro, sendo um dos nomes mais importantes desse saber fazer. Chegou a fazer gibões para o amigo Luiz Gonzaga, o rei Juan Carlos, da Espanha, Ariano Suassuna, Luiz Inácio Lula da Silva e o Papa João Paulo II.

Também Irineu vestiu e ornou figuras públicas, como Dominguinhos, Fagner, Gilberto Gil, Zé Ramalho, Alcimar Monteiro, Targino Gondim, entre outros. O artesão assumiu a responsabilidade em honrar a memória dos que lhe antecederam, e teve o cuidado de repassar o conhecimento para os filhos, Bruno, Júnior e Lavínia. Além de trabalharem com o couro, desenvolvem na fazenda que herdaram da família, a pecuária sustentável e práticas de convivência com o semi-árido.

Onde cria?

A Fazenda Cacimbinha, zona rural de Salgueiro, município do Sertão Central de Pernambuco, é uma propriedade que há séculos pertence à família. A propriedade está localizada na Microrregião de Salgueiro, sendo a Caatinga o bioma original e predominante.