Leonilson Arcanjo de Holanda Silva

Localização Local artesanato João das Alagoas - Capela/AL - CEP 00000-000
Contatos AbrirFechar
E-mail leonilson.arcanjo@hotmail.com
Copiar
Telefone (82) 99960-2262
Contato Leonilson Arcanjo (os contatos devem ser feitos preferencialmente via whatsapp)

Quem cria?

Conhecido como Galeguinho, Leonilson Arcanjo de Holanda Silva nasceu em Capela, um município do estado de Alagoas que tem se destacado através da arte dos artesãos, das artesãs e artistas populares que moldam o barro. Muitos, como Leonilson, aprenderam com o mestre João das Alagoas, o primeiro da região a recriar a tradição da cerâmica com a arte figurativa.

Bem perto da casa onde morava com a família, ficava o ateliê do mestre João, e quando Leonilson tinha 8  anos, seu pai, Edmilson Holanda, pediu ao mestre João que aceitasse o filho em sua oficina. E ali, o menino se fez artista, desenvolvendo um estilo próprio, principalmente dentro da temática sacra que mais lhe interessava. Leonilson expandiu seus pensamentos, seu modo de ver a vida, seu olhar para o mundo e passo a passo tem realizado os seus sonhos.

Em dezembro de 2010, Leonilson conquistou o primeiro lugar no concurso “Natal com Arte”, realizado em Maceió, apresentando um mandacaru (um cacto nativo do Brasil) de Natal, trazendo no topo um presépio. Hoje, é uma das peças mais procuradas. 

As mãos que criam, criam o que?

A partir do barro obtido ali mesmo no quintal do ateliê de mestre João, Leonilson molda as suas peças. Tem preferência pela arte sacra, fazendo figuras religiosas, como São Francisco, Nossa Senhora, Orixás, e cenários religiosos como a Sagrada Família, presépios, entre outros. A temática sertaneja também permeia a sua arte, trazendo para o barro cenas do seu cotidiano.

A maior parte das peças são miniaturas, no entanto faz peças de tamanhos variados. Uma característica marcante em sua arte são as expressões vivas e sempre alegres. 

Onde cria?

A cidade de Capela, conhecida como “Princesa do Vale do Paraíba”, também é chamada de “Terra dos Canaviais”, é banhada pelo Rio Paraíba. A produção de cana-de-açúcar, a pecuária e o artesanato são as principais atividades econômicas da cidade. 

O Rio Paraíba é um dos cursos d'água mais importante do Estado, cortando vários municípios da Zona da Mata, em seu percurso. O tipo de vegetação que caracteriza o município de Capela é o da Mata Atlântica, situada na porção Leste do Estado.